Diversidade esquenta os pontos da teia

7 de junho de 2012

Teatro, música, audiovisual, dança e literatura. Estas são apenas algumas das áreas culturais de abrangência da rede de pontos de cultura capixaba. Quem participou da programação da Teia 2012 – Espírito Santo: Ligando os Pontos na Rede pôde constatar a rica diversidade de atuação dos pontos, pontões, pontinhos e pontos de leitura que, juntos, somam 52 iniciativas no estado.

Dentre os participantes do evento estava o Ponto de Cultura da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim. O ponto atua em vários distritos do município na valorização da cultura popular com a difusão de saberes e fazeres. O objetivo é fortalecer os 15 grupos folclóricos associados, reunindo os Caxambus, Bate-Flechas de São Sebastião, Capoeiras/Maculelês, Folias de Reis e Charola de São Sebastião.

Outra iniciativa fincou raízes em Cariacica. O Ponto de Cultura Rema (Religiões de Matriz Africana), administrado pela Instituição de Tradições e Cultura Afrobrasileira São Judas Tadeu, que atua no município desde 1954, oferece para jovens afrodescendentes oficinas de audiovisual, fotografia e informática.

Em Cariacica funciona ainda o Ponto de Cultura Mascarados, gerenciado pela Fundação Fé e Alegria, cujo eixo de atuação integra educação e valores, despertando diferentes expressões artísticas e posicionando a cultura como um direito de todo cidadão. A instituição responsável por gerenciar o ponto atua 20 países, 14 estados e quatro municípios capixabas.

Vindo de Marechal Floriano, o Cineclube na Educação – Cinema, Escola e Comunidade, escolheu como área de atuação a formação de cineclubistas e a implantação de cineclube e de filmoteca, ressaltando a importância do cinema como instrumento de desenvolvimento humano, despertar do senso crítico e integração comunitária. As O ponto é administrado pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.

Outra iniciativa que marca a diversidade da rede é proveniente do norte do estado. O Ponto de Cultura Sol Maior, gerenciado pelo Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor, promove oficinas de capoeira, palestras de formação e informação, além de atividades ligadas ao teatro, à música e à dança, beneficiando crianças, adolescentes, jovens e adultos de Pinheiros.

A terceira edição da Teia contou ainda com a participação de pontos vindos de Guaçuí, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, Vila Pavão, Conceição da Barra, Vitória, dentre outras cidades. O evento começou no dia 1º e se estendeu até o dia 2 de junho com uma programação de palestras, debates, discussões em grupo e apresentações culturais, e muitos outros momentos de compartilhamento e confraternização..

Categorias: Teia Espírito Santo 2012

Voltar