Anchieta encerra sessões de filmes na escola

6 de setembro de 2013

_MG_5823

Por Warlise Weller

A caravana do Cinema na Escola chegou na quinta-feira (05/09) à simpática comunidade de Belo Horizonte, no município de Anchieta. Visitamos a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mariana da Purificação Simões, inaugurada em 2012.

Os alunos nos aguardavam em suas salas. De manhã a escola abriga alunos de 6 a 11 anos e, no período vespertino, uma sala muito aconchegante, acolhe crianças de 1 a 6 anos. Uma unidade de ensino modelo para a região.

Depois de uma roda de apresentação, é hora de conhecer um pouco sobre o movimento das imagens através do flipbook e o tão fascinante zootrópio,  a máquina que “gira e dá vida”. As crianças se empolgam com a brincadeira e conversam animadamente sobre as figuras que viram.

Lá fora chove, a sala já está escura, a pipoca estourando… e é hora de adentrar o mundo da magia. Quando avisamos que a sessão está pronta, todos levantam e correm para frente da tela, como se não pudessem mais esperar para começar a sessão. A curiosidade sobre os filmes é grande, a menina Maiane já veio logo dizendo: eu gosto de filme de terror.

O terror veio depois dos primeiros filmes da mostra infantil. Historietas Assombradas (para crianças malcriadas) despertou muita curiosidade e assombração. Um leve susto com um pozinho da Jurupari… que deixou a sala pronta para um repouso no recreio.

A escola tem uma estrutura aconchegante e acolhedora. A sessão de filmes foi regada de pipoca e muita inteiração nos filmes.  A turma esbanjou participação, curiosidade e animação, como aconteceu em todas as escolas por onde passamos no sul do Espírito Santo. Nosso último dia foi com chuva, ouvindo os pingos caírem, dentro de uma sala de cinema, vendo filmes, fazendo descobertas!

Despedimos-nos dessas oito escolas com muita gratidão e respeito. Foi maravilhoso conhecer essas comunidades e ver um pouco da realidade das escolas do campo. Foram dias de intenso aprendizado. Desejamos que o cinema continue acontecendo nas instituições de ensino.

O Cinema na Praça entrou em cena agora. Alguns filmes da Mostra infanto-juvenil serão exibidos neste circuito, como por exemplo, “Eu Queria ser um Monstro” e “A Galinha ou Eu”, garantindo uma sessão para adultos e crianças. Venha encontrar a caravana!

O Cinema na Escola e o Cinema na Praça têm realização do Instituto Marlin Azul com patrocínio da Samarco.

Fotos: Gustavo Louzada

.

Categorias: Galeria de Imagens, Notícia

Voltar