Vila do Sul dá boas-vindas ao cinema

15 de setembro de 2013

_MG_7407

Por Warlise Weller

Nosso primeiro compromisso do dia foi conhecer a Cachoeira da Fumaça e tomar um banho revigorador. A beleza da cachoeira é estonteante, imponente. O lugar é reservado e bem preservado.  Um sábado de sol nos acaricia e a água da cachoeira tem uma temperatura bem agradável. Um friozinho gostoso.

A comunidade que vamos visitar hoje é Vila do Sul, bem próxima à cidade de Alegre. Logo ao entrarmos na vila, os moradores notaram nossa presença. Ouvi alguém comentar: é o cinema que está chegando. Pedimos uma informação para uma moradora que estava sentada na varanda de sua casa. Não sabíamos bem ao certo onde seria o local de montagem. Ao chegarmos ao local, não encontramos ninguém que pudesse nos orientar.

O terreno que nos foi indicado era um espaço bem amplo, um pouco afastado do centrinho. Nossa sorte foi que ao lado do terreno havia uma simpática rua, sem postes de luz, em frente ao Centro de Saúde. Nossos anjos auxiliadores foram três meninos que andavam de bicicleta pela rua. Eles nos levaram até dona Soninha, que trabalha no posto e tem a chave. Ela nos acolheu totalmente e acompanhou e ajudou na montagem.

Coincidentemente, dona Soninha era a mesma pessoa para a qual pedimos informação quando chegamos. Ela foi nossa anfitriã em Vila do Sul. Aos poucos, mais crianças foram chegando e com o cair da tarde, já era hora de finalizar nossa estrutura. As crianças ajudavam e contavam suas histórias.

Um dos meninos que mora no morro em frente ao local do cinema disse que viu o caminhão chegar pela varanda da sua casa. “Peguei minha bicicleta e vim logo para cá ver o que iria acontecer”. Mal sabia ele que seria uma peça chave desta noite e ajudaria a definir a sessão de cinema em sua comunidade. É o coletivo que fortalece o movimento. São várias mãos que ajudam a realizar este projeto.

Montamos uma estrutura diferente para deixar a rua mais aconchegante. O pipoqueiro chegou e o cheirinho foi chamando a vizinhança. Os moradores nos cumprimentavam e expressavam sua satisfação pela oportunidade de ter uma noite de cinema em um lugar onde as atividades culturais são bem raras. O cinema mais perto daqui fica em Cachoeiro de Itapemirim. O meio audiovisual ainda não tem muita força nessa região, o que é uma pena, já que todo lugar é rico em histórias, jovens e crianças com muitas ideias e criatividade para expressar.

O público em Vila do Sul estava silenciosamente acomodado nas cadeiras e a concentração era notória. Um cenário inusitado, uma rua sem saída, bem escura, com as luzes do morro ao fundo e uma sala de cinema. A plateia se divertiu com os filmes. Nem mesmo o sereno da noite espantou essa turma que pediu “bis”.

A animação continuou após a sessão de filmes com o júri popular que defendia em voz alta os prediletos da noite. “Como é mesmo o nome do filme onde o menino não queria tomar banho?”, “Eu gostei do filme da Galinha”. Nosso sorteio de um DVD premiou nesta noite o menino Bruno, que foi logo intimado pelos amigos a organizar uma sessão de cinema em sua casa.

Despedimos-nos de mais uma noite de céu estrelado e lua enchendo.  Agradecemos à comunidade de Vila do Sul por estar presente nesta agradável noite do Cinema na Praça. Desejamos que os filmes inspirem muita imaginação e diversão na memória! Obrigada pelo acolhimento.

Fotos: Gustavo Louzada

 

Categorias: Galeria de Imagens, Notícia

Voltar