Crianças e adolescentes da rede pública de Vitória descobrem Machado de Assis através da animação

28 de março de 2014

Fundador da Academia Brasileira de Letras, autor de romances, contos, crônicas e poesias que fazem parte do imaginário popular, Machado de Assis escreveu, principalmente, para adultos. Isso, no entanto, não impediu o despertar da curiosidade e do interesse de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos pela biografia do escritor. Machado de Assis foi escolhido por eles como tema do roteiro do Projeto Animação 2014. A oficina de roteiro acontece desde segunda-feira (24) e prossegue até amanhã (sexta, dia 28), na Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Vicente de Paulo”, no Centro de Vitória.

Esta é a primeira das cinco oficinas que resultarão na realização de um curta-metragem com roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) de escolas de ensino fundamental da rede pública de Vitória. O Projeto Animação é uma realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e da ArcelorMittal Tubarão, e apoio do Instituto EDP.

Além de articular o audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Machado de Assis – Protagonista do roteiro que está sendo desenvolvido pelos alunos, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 1839. Considerado um dos mais importantes escritores brasileiros, Machado fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Sua obra é extensa e passeia por diversos gêneros da literatura: romance, poesia, crônica, contos, peças teatrais.

Machado de Assis introduziu o Realismo na literatura brasileira com Memórias Póstumas de Brás Cubas. Além deste, outros livros de sua autoria se tornaram clássicos, como Quincas Borba, Dom Casmurro e Helena.  Machado morreu com 69 anos, em 1908.

As oficinas – A primeira turma de alunos está construindo o roteiro de forma coletiva, com a orientação da cineasta, diretora e montadora Luelane Corrêa, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Para isso, os alunos passaram por uma imersão na vida e na obra de Machado de Assis. Nos primeiros dias da oficina, eles foram apresentados ao personagem através de imagens, textos e músicas da época. A partir daí, passaram pesquisar e se aprofundar mais, buscando elementos para compor a história.

O interesse dos alunos foi aumentando na medida em que descobriam elementos da biografia de Machado com os quais conseguiam criar elos de identificação ou admiração, como o fato de o escritor ter nascido em uma família pobre e não ter frequentado regularmente a escola, buscando por conta própria o conhecimento.

A história criada pelos alunos será transformada em imagens pelos estudantes das próximas oficinas utilizando técnicas de animação como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).

O que é o Projeto Animação – Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um filme de curta-metragem é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo (2013)” e “Nada, Nadador” (2013). Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

 

Agenda de Oficinas

24 a 28 de março – Oficina de Roteiro – EMEF São Vicente de Paulo (Centro)

31 de março a 04 de abril – Oficina de Animação – EMEF Juscelino Kubitscheck (Maria Ortiz)

7 a 11 de abril – Oficina de Animação – EMEF José Áureo Monjardim (Fradinhos)

5 a 9 de maio – Oficina de Animação – EMEF Neusa Nunes – Nova Palestina

12 a 16 de maio – Oficina de Animação – EMEF São Vicente de Paulo (Centro)

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação – Instituto Marlin Azul
Marialina Côgo Antolini / Simony Leite Siqueira
(27) 3327-5009 / 3327-6999 / (27) 98123-8545 / (27) 99721-7395

Categorias: Sem categoria

Voltar