Vitória (ES) irá celebrar o maior evento simultâneo de cinema do mundo

28 de outubro de 2015

nacional occupation animator-510x286

 

Com roteiro, desenhos e animação de 150 crianças da rede pública de Vitória, o curta-metragem O Bruxo do Cosme Velho abrirá, na capital capixaba, a sessão em comemoração ao Dia Internacional da Animação. O 28 de outubro é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais.

Duzentas cidades do país farão a exibição, compartilhando, ao mesmo tempo, o gosto e admiração pelo cinema de animação. Em Vitória, o Instituto Marlin Azul, parceiro do evento há mais de nove anos, realizará a sessão às 20h, no Cine Metrópolis, na Ufes. Os filmes não são recomendados para menores de 12 anos.

Nesta décima segunda edição, o evento principal exibirá 14 filmes nacionais e internacionais. São produções que utilizam diferentes técnicas de animação tais como 2D, 2D digital, massinha de modelar, stop motion de objetos, desenho sobre película e fotocópia. Com a finalidade de resgatar a história do cinema de animação nacional, a coordenação de júri resgatou o filme “O Átomo Brincalhão”, de 1964, produzido pelo diretor Roberto Miller, que abrirá o programa brasileiro.

A mostra brasileira apresentará filmes do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. Já a lista estrangeira mistura obras da Polônia, Letônia, Inglaterra, Croácia, Estados Unidos, Argentina e Alemanha. O evento é simultâneo ainda nos seguintes países: França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e Estados Unidos.

O DIA tem por objetivos difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público, propiciar o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros e divulgar os filmes nacionais no exterior. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O maior evento simultâneo do gênero no país tem realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e, em Vitória, conta com a parceria do Instituto Marlin Azul, do Instituto Galpão e Cine Metrópolis. Foi idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e, além do Brasil, acontece em mais de 40 países.

Animação capixaba – Um dos mais importantes escritores brasileiros é a inspiração para o filme “O Bruxo do Cosme Velho” realizado por alunos da rede pública de Vitória através do Projeto Animação. Quando ainda era garoto, o filho do operário Francisco José de Assis e da imigrante Maria Leopoldina Machado de Assis precisou dividir seu tempo entre os estudos e o trabalho de vendedor de doces. Apesar de nunca ter frequentado uma faculdade, gostava de estudar e dedicou-se a buscar conhecimento como autodidata, vindo a publicar sua primeira obra literária numa revista, na adolescência.

Depois disto, percorreu uma longa carreira como jornalista, romancista, poeta, contista, crítico literário e dramaturgo, tornando-se fundador da Academia Brasileira de Letras.  Autor de romances, contos, crônicas, poesias, peças teatrais e sonetos que fazem parte do imaginário popular, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado o introdutor do movimento literário conhecido como Realismo Brasileiro, e celebrado por seu grande talento para a análise psicológica de personagens.

Um dos romancistas brasileiros de interesse universal, Machado de Assis introduziu o Realismo na Literatura Brasileira com Memórias Póstumas de Brás Cubas. Além deste, outros livros de sua autoria se tornaram clássicos, como Quincas Borba, Esaú e Jacó, Dom Casmurro, Helena e Memorial de Aires.

O curta-metragem em homenagem a Machado de Assis tem roteiro, desenhos e direção de alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) de escolas de ensino fundamental da capital. O Projeto Animação tem realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul e, para a execução deste filme, contou com o patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, da ArcelorMittal Tubarão, e apoio do Instituto EDP.

Outras mostras – A comemoração em várias cidades é integrada ainda por uma programação de oficinas, mostras regionais, mostras paralelas, debates com convidados. Em Vitória, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha, poderão conferir os filmes da Mostra Infantil. A turminha assistirá aos curtas-metragens de animação brasileiros dedicados aos espectadores mais jovens, no dia 29/10, às 14h, na sala de cinema do Instituto Marlin Azul, localizado à Rua Oscar Rodrigues de Oliveira nº 570, em Jardim da Penha.

 

SAIBA MAIS

Sobre o Dia Internacional da Animação

No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.          

 

Dia da Internacional da Animação no mundo

Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou, em 2002, o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

 

Dia da Internacional da Animação no Brasil

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animações Antigas, um show de sombras e bonecos, recriando as primeiras apresentações de animação no mundo, e ainda exibiu “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO

 

28 DE OUTUBRO

Cine Metrópolis  –  UFES – Goiabeiras (Vitória – ES)

20h

Entrada Franca

 

Lançamento Especial em Vitória

O BRUXO DO COSME VELHO

Direção: 150 alunos da rede municipal de ensino fundamental de Vitória
2015  – 2D, massinha e pixilation – 18’18’’ – Vitória/ES
Uma viagem mágica até o coração e a mente de um dos mais importantes escritores brasileiros, Machado de Assis.

 

MOSTRA NACIONAL

Classificação indicativa: 12 anos

 

O ÁTOMO BRINCALHÃO 

Direção: Roberto Miller
1961 – Desenho sobre película – 03’47”- São Paulo/SP

Um átomo é lançado ao espaço. Em órbita descobre que é uma figura alegre e brinca até desintegrar-se. Roberto Miller desenhou durante 3 anos diretamente sobre os fotogramas, utilizando 10 vidros de tinta plástica especial, 50 vidros de tinta nanking colorida e 500 metros de película virgem.

 

ED       
Direção: Gabriel Garcia
2013 – 3D – 13’56” – Porto Alegre/RS

Conheça a extraordinária vida de Ed. Cinquenta anos de uma trajetória inesquecível. Muitos amores, aventuras e histórias marcantes. O que ninguém imagina é o porque Ed quer acabar com tudo isso.

 

OCCUPATION: ANIMATOR          
Direção: Bruna Berford
2013 – Stop Motion – 02’20” – Rio de Janeiro/RJ

Animação não é só mover as coisas de lugar. É muito mais que isso. São noites em claro, frustrações, vontade de desistir, estudos, tentativas e erros. Horas e horas de trabalho pra atingir “O momento mágico”. Occupation: Animator é um curta metragem que explica um pouco desse incrível e trabalhoso mundo de quem faz a magia acontecer. Seja bem vindo ao clube, animador!

 

CASTILLO Y EL ARMADO              
Direção: Pedro Harres
2014 – 2D Digital – 13’41” – Porto Alegre/RS

Numa noite de ventania, Castillo encontra sua própria brutalidade na linha do anzol.

 

LOS ROSALES   
Direção: Daniel Ferreira
2014 – Stop Motion – 09’32” – Belo Horizonte/MG

Um robô solitário está preso em uma vida repetitiva, girando engrenagens para produzir seu único meio de sobrevivência – até encontrar outro meio para alimentar seu coração.

 

FAROESTE: UM AUTÊNTICO WESTERN
Direção: Wesley Rodrigues
2013 – 2D Digital – 18’25” – Goiânia-GO

Maverick é um urubu que logo ao nascer vê sua família ser vitimada pela violência. Habituado a ela desde o princípio de sua vida, na idade adulta torna-se líder de uma gangue criminosa, espalhando terror por onde passa.

 

MOSTRA INTERNACIONAL

Classificação indicativa: 10 anos

 

LAZNIA                 
Direção: Tomek Ducki
2013 – 2D – 04’00” – Polônia

Duas nadadoras veteranas se encontram nos banhos públicos para a sua sessão de natação ritual. Desta vez, elas estão mergulhando mais fundo do que o habitual.

 

CHOIR TOUR
Direção: Edmunds Jansons
2012 – 2D – 05’16” – Letônia

Um coral de crianças mundialmente famoso sai em turnê. Nas mãos de seu severo maestro são um instrumento musical obediente. Mas deixadas sozinhas sem supervisão, elas são apenas crianças brincalhonas.

 

GLAD     
Direção: Petra Zlonoga
2014 – 2D – 06’09” – Croácia

Tudo o que está vivo está com fome; a semente está com fome de luz, o pássaro está com fome para o voo, os seres humanos estão com fome para o toque do outro. A semente do desejo cresce no que nos alimenta.

 

THE BIGGER PICTURE     
Direção: Daisy Jacobs
2014 -Stop Motion -07’00” – Inglaterra

As tensões surgem entre dois irmãos conforme sua mãe idosa requer mais cuidados. Para a animação foi feita a combinação de pinturas em 2D com modelagem 3D em tamanho natural, animados em um set de tamanho real.

 

CHOREOGRAPHY FOR COPY MACHINE
Direção: Chel White
1991 – 2D e Fotocópia – 03’36” – EUA

O curta-metragem foi criado usando uma fotocopiadora real, conseguindo o seu próprio ritmo estético e mecânico visual. O filme é considerado um marco no mundo da animação experimental e é mostrado em cursos de animação de todo o mundo.

 

WIND    
Direção: Robert Lobel
2013 – 2D – 03’49” – Alemanha

O curta fala sobre a vida diária das pessoas que vivem em uma área ventosa e parecem impotentes e expostas ao clima. No entanto, os habitantes aprenderam a lidar com a sua condição. O vento cria um sistema natural para a vida.

 

SYMPHONIE N. 42
Direção: Reka Bucsi
2014 – 2D – 09’00” – Alemanha

Os pequenos eventos, entrelaçados por associações, expressam a coerência irracional de nosso entorno. As situações surreais são baseadas nas interações entre seres humanos e natureza.

 

PADRE
Direção: Santiago Bou Grasso
2013 – Stop Motion – 12’00” – Argentina

Dia após dia, a filha de um militar doente se dedica incessantemente a cuidar de seu pai. A ditadura chega ao seu fim na Argentina, mas não na vida desta mulher.

 

 

Categorias: Notícia

Voltar