EDP e Instituto Marlin Azul lançam A Árvore de Humberto

26 de julho de 2016

A Árvore de Humberto

Um dos mais importantes diretores dos primeiros tempos do cinema nacional, Humberto Mauro, é a inspiração para o filme “A Árvore de Humberto” feito por crianças e adolescentes da rede pública de Vitória dentro das oficinas do Projeto Animação. A realização é do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o apoio do Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.

A primeira sessão de lançamento acontecerá no dia 29/07, às 10 horas, na EMEF São Vicente de Paulo, no Centro. No dia 03/08, a partir das 14 horas, será a vez da turma da EMEF Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, ver o resultado das oficinas na tela. A escola fará três sessões para contemplar outras turmas e os pais dos alunos. A programação terminará no dia 04/08, às 10 horas, com a apresentação do curta-metragem na EMEF José Áureo Monjardim, em Fradinhos.

 

Como o filme foi realizado – A história foi elaborada durante a primeira oficina realizada, em agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Vicente de Paulo”, no Centro de Vitória. O roteiro utiliza trechos do curta-metragem “A Velha a Fiar”, dirigido por Humberto Mauro em 1964. Considerado um dos primeiros videoclipes do mundo, o filme é uma ilustração da canção popular “A Velha a Fiar”, interpretada pelo Trio Irakitan.

Com a orientação da cineasta Luelane Corrêa, os pequenos roteiristas construíram a história após uma semana de pesquisa, troca de ideias, análise do curta-metragem, interpretação da música e dramatização de um set de filmagem.

Depois de se conectarem com o roteiro, os alunos da segunda escola a participar, a EMEF Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha, tiveram o desafio de construir as cenas da animação a partir da experimentação de técnicas como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).

Na terceira oficina, realizada na EMEF José Áureo Monjardim, em Fradinhos, os estudantes deram continuidade à produção das cenas. Ao final do projeto, o filme “A Árvore de Humberto” tem roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) de unidades de ensino fundamental da rede pública. Nas duas últimas oficinas a orientação ficou por conta dos animadores Rosaria Ferreira, Marcelo Perin, Marinéia Anatório e Ariane Piñeiro.

 

O homenageado – Nesta edição, o projeto faz uma homenagem a um dos pioneiros do cinema brasileiro, Humberto Mauro (1897-1983), cuja produção cinematográfica se deu no período de 1925 a 1974. Mineiro de Volta Grande, em Minas Gerais, o cineasta realizou mais de 350 filmes entre longas e curtas-metragens distribuídos nos gêneros ficção e documentário.

Interessava-se por mecânica, radioamadorismo e música. Quando a eletricidade chegou às cidades do interior, Humberto ficou fascinado com a novidade tecnológica. Por isso, seu primeiro trabalho foi instalar eletricidade em fazendas e sítios locais. Construiu, ainda, o primeiro aparelho receptor de rádio em Cataguases, onde viveu parte da sua vida.

Aos 26 anos, comprou uma câmara Kodak motivado pelo gosto por fotografia. Em Cataguases, conheceu o italiano Pedro Cornello, principal fotógrafo da cidade. Os dois compraram uma pequena filmadora Pathé-Baby de 9,5 mm com a qual gravaram o curta-metragem de aventura “Valadião, o Cratera” (1925).

A partir de financiadores locais, Humberto adquiriu uma filmadora 35 mm e centenas de metros de película. Depois fundou a Phebo Sul Américas Filmes. O primeiro filme da produtora “Na Primavera da Vida” (1926) contou com Humberto Mauro nas atividades de direção, roteiro, operação de câmera, cenário e iluminação. A segunda obra “Thesouro Perdido” ganhou o prêmio de melhor filme (1927).

Com a entrada de mais recursos, a Phebo Sul Américas Filmes cresceu e se transformou na Phebo Brasil Filmes, o que possibilitou ao realizador mineiro a produção de filmes em que podia expandir seu talento e criatividade. Nesta fase, uma das obras mais importantes é o clássico de cinema de arte “Braza Dormida”, distribuído pela Universal Pictures, responsável por transformar Humberto em um dos melhores diretores do cinema mudo do mercado mundial.

Os novos ares do cinema falado o levaram a integrar a equipe de realizadores da Cinédia. O musical “A Voz do Carnaval” (1933) sobre o carnaval carioca, co-dirigido por Adhemar Gonzaga, foi seu primeiro filme falado e lançou Carmen Miranda na carreira cinematográfica. Dentre outras obras, dirigiu ainda na Cinédia, “Ganga Bruta” (1933), seu filme mais conhecido e reconhecido.

Por meio de parceria com a atriz e produtora Carmen Santos, Humberto Mauro realizou sua produção de maior sucesso de público “Favella dos Meus Amores (1935)” e “Cidade Mulher” (1936), obras desaparecidas em um incêndio da Brasil Vita Filmes.

De 1936 a 1964, a convite do antropólogo Edgard Roquete-Pinto, trabalhou no Instituto Nacional de Cinema Educativo, criado pelo Ministério da Educação e Saúde, onde realizou centenas de documentários de curta-metragem sobre astronomia, agricultura e música. Fundou os Estúdios Rancho Alegre, em Volta Grande, através do qual produziu várias obras. Um dos últimos filmes desta etapa chama-se “Carro de Bois” (1974).

Faleceu em 5 de novembro de 1983, aos 86 anos de idade. Em seu último ano de vida foi homenageado no Festival de Cannes como um dos cineastas mais importantes do século XX. Muitos filmes desta personalidade do cinema podem ser encontrados no acervo da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e no Centro Técnico Audiovisual da Funarte (CTAV), no Rio de Janeiro.

 

A parceria IEDP e Instituto Marlin

Desde 2013, o Projeto Animação conta com o patrocínio da Distribuidora da EDP que atua no Espírito Santo e apoio do Instituto EDP. Nos últimos três anos, a parceria resultou na produção de outros filmes: “O Maestro do Tempo”; “Dinossauro Rex” (2014); “Nada, Nadador” (2015); “O Bruxo do Cosme Velho” (2015). Ainda este ano será lançado o mais novo filme resultante desta parceria. Em fase de finalização, o curta-metragem com roteiro e animação dos estudantes da rede pública de Vitória mostra uma viagem interplanetária feita por uma aluna curiosa e cheia de imaginação. Um exemplo da inventividade e qualidade da produção resultantes da parceria pode ser visto no youtube.com/institutoedp. Basta colocar na busca: Instituto EDP – Vinheta do Gato.

 

O que é o Projeto Animação – Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008); “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo” (2013); “Nada, Nadador” (2014), “O Bruxo do Cosme Velho” (2015) e “A Árvore de Humberto” (2016).

Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

 

SERVIÇO

 

Lançamento do Curta-Metragem “A Árvore de Humberto”

 

Data: 29/07 (sexta-feira)

Local: EMEF São Vicente de Paulo – Centro

Horário: 10 horas

Endereço: Praça Irmã Joséfa Hosana – Centro, Vitória – ES

Telefone: (27) 3223-4271

 

Data: 03/08 (quarta-feira)

Local: EMEF Éber Louzada Zippinotti – Jardim da Penha

Horário: 14 horas

Endereço: Rua Natalina Daher Carneiro, 815 – Jardim da Penha, Vitória – ES

Telefone: (27) 3235-1082

 

Data: 04/08 (quinta-feira)

Local: EMEF José Áureo Monjardim – Fradinhos

Horário: 10 horas

Endereço: Ladeira Modesto de Sá Cavalcante, 163 – Fradinhos, Vitória – ES

Telefone: (27) 3223-3944

 

MOSTRA ANIMAZUL

 

A Árvore de Humberto (14’21”, ES, 2016)

Roteiro, Direção e Animação dos Alunos da Rede Pública de Vitória

Sinopse: O filme homenageia a vida de Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema nacional.

 

Nada, Nadador! (15’, ES, 2015)

Roteiro, Direção e Animação dos Alunos da Rede Pública de Vitória

Sinopse: Inspirados no “Poema do Nadador”, do poeta Jorge Mateus de Lima (1893-1953), os alunos criam um curta-metragem de animação.

 

O Bruxo do Cosme Velho (15’, ES, 2015)

Roteiro, Direção e Animação dos Alunos da Rede Pública de Vitória

Sinopse: Uma viagem mágica até o coração e a mente de um dos mais importantes escritores brasileiros, Machado de Assis.

 

O Maestro do Tempo (16’, ES, 2013)

Roteiro, Direção e Animação dos Alunos da Rede Pública de Vitória

Sinopse: Uma homenagem ao grande compositor Heitor Villa-Lobos.

 

A Baleia e o Tesouro (5’, ES, 2014)

Roteiro, Direção e Animação dos Alunos da Escola Municipal Dr. Tuffy Nader

Sinopse: Uma baleia engolidora de gente guarda um tesouro precioso na boca do Rio Jucu.

 

Dinossauro Rex (3’, ES, 2014)

Roteiro, Direção e Animação dos Alunos da Escola Mariano Ferreira de Nazareth (Domingos Martins)

Sinopse: Rex era um dinossauro como outro qualquer até que decide rever seus conceitos.

Categorias: Notícia

Voltar