Projeto Animação usa técnica de areia em novo filme

31 de maio de 2017

Na mais nova etapa de produção do filme do Projeto Animação, a técnica utilizada foi a animação na areia. Além do desenho no papel, a história está tomando forma nos pequeninos e brilhantes grãos cuidadosamente espalhados sobre uma mesa de luz para dar movimento aos personagens. Desde abril, os alunos da Escola Municipal Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha, estão criando um filme sobre suas lembranças. O filme é uma realização do Instituto Marlin Azul/Ponto de Cultura Animazul em parceria com o Instituto Galpão.

A primeira etapa de produção do curta-metragem foi realizada na primeira semana de abril durante a oficina de roteiro. Orientados pela professora e animadora Ana Godoi, com acompanhamento de monitores do Ponto Animazul, os estudantes participaram de rodas de conversa e de atividades de desenho. Em seguida, a equipe gravou depoimentos de cada criança sobre o que pensa de si mesmo, o que marcou a sua vida, como se reconhece e se diferencia dos outros e o que espera do futuro.

Depois da gravação das memórias, os alunos visitaram o Cine Animazul, na sede do Instituto Marlin Azul/Instituto Galpão, onde assistiram a uma sessão de cinema com curtas-metragens de animação feitos por crianças e adolescentes.

Os estudantes seguiram com a animação das cenas do filme utilizando a linguagem e as técnicas artesanais como desenho 2D, recorte, areia, stopmotion (massinha) e pixilation (animação com pessoas).

Além de articular o audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Categorias: Notícia

Voltar