Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Vicente de Paulo” estão descobrindo um dos mais importantes compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos. O artista foi apresentado às crianças e adolescentes durante a Oficina de Roteiro do Projeto Animação realizada em abril.
Esta é a primeira das cinco oficinas que resultarão na realização do novo filme com roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) de escolas de ensino fundamental da rede pública da Grande Vitória. O projeto tem realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul e conta com patrocínio da EDP Escelsa e da ArcelorMittal Tubarão.
Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.
O protagonista – Heitor Villa-Lobos nasceu em 1887, no Rio de Janeiro. Criador de mais de 1.000 obras, o pianista, violoncelista, compositor e maestro contribuiu para transpor o muro entre a música erudita e a popular ao resgatar e valorizar os elementos sonoros da cultura regional. Ainda criança teve contato com as modas caipiras e os tocadores de viola que integram parte do folclore musical brasileiro. Aos seis anos de idade, aprendeu com o pai a tocar clarinete e violoncelo e a reconhecer o gênero, o estilo e a origem das músicas, assim como as notas musicais e os ruídos.
Sua formação clássica – especialmente o fascínio pela obra do alemão Johann Sebastian Bach – não o impediu de se reaproximar da música popular brasileira, mais precisamente do choro, ligado a uma vertente artística considerada marginal naquele período por representar a música tocada em ruas e praças.
Percorreu o interior do Brasil, incluindo a Floresta Amazônica, para estudar a identidade cultural do povo, costumes e manifestações culturais brasileiras. Embrenhou-se por sertões, fazendas e engenhos com a finalidade de ouvir e recolher cantos e danças populares.
Tornou-se conhecido em todo o mundo. Dentre suas composições mais famosas estão a ária cantilena da obra Bachianas Brasileiras nº 05 e o trecho “Trenzinho do Caipira” que pertence às Bachianas Brasileiras nº 02. Uma das marcas da sua trajetória é a valorização dos espetáculos corais ao ar livre, mais conhecidos como “concentrações orfeônicas” que chegam a reunir 44 mil vozes. Por meio da sua atuação em cargos públicos ligados à educação, estimulou o ensino da música e do canto orfeônico nas escolas. Faleceu aos 72 anos, no ano de 1959, vítima de câncer.
As oficinas – A partir de informações sobre a vida e a obra de Villa-Lobos, a primeira turma de alunos está construindo o roteiro de forma coletiva com a orientação da cineasta, diretora e montadora, Luelane Corrêa, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. A história em homenagem ao maestro será transformada em imagens pelos alunos das escolas seguintes, utilizando técnicas de animação como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).
O que é o Projeto Animação – Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.
Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009) e “As Curvas de Niemeyer” (2010). Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura..
Uma sessão de cinema diferente marcará a quinta-feira (22/11) da Biblioteca Estadual com a apresentação de 14 curtas-metragens de animação com audiodescrição. O recurso de acessibilidade possibilita uma pessoa com deficiência visual assistir a uma obra audiovisual por meio do detalhamento oral das cenas. A sessão é gratuita e integra a etapa de difusão do projeto “Audiodescrição Por Nós Mesmos”.
O projeto desenvolvido pela animadora Marinéia Anatório, integrante do Núcleo Animazul, foi selecionado no Edital Núcleo de Criação 2012, com a execução do programa Rede Cultura Jovem e Instituto Sincades e a realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O destaque da mostra será a apresentação de duas animações capixabas com audiodescrição: “As Curvas de Niemeyer”, dos alunos do Projeto Animação/Núcleo Animazul, e “Aventuras e Movimentos”, dos alunos do projeto Arte sem Limites/ Núcleo Animazul.
As obras foram audiodescritas por um grupo de videntes e não videntes durante a oficina “Audiodescrição Por Nós Mesmos” com a orientação da especialista em Tradução Audiovisual com ênfase em acessibilidade pela Universidade Autônoma de Barcelona e professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Eliana Paes Cardoso Franco.
Além dos filmes capixabas, a sessão será integrada por desenhos animados com diferentes temáticas vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará. Este ano, a mostra fez parte da programação especial para pessoas com deficiência visual preparada para o Dia Internacional da Animação, comemorado em todo o mundo no dia 28 de outubro.
Serviço
Mostra de Cinema de Animação com audiodescrição para pessoas com deficiência visual
Entrada Gratuita
Dia: 22 de novembro de 2012
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Avenida João Batista Parra, nº 165 – Praia do Suá – Vitória
Programação
Classificação indicativa: Não recomendada para menores de 14 anos
As Curvas de Niemeyer (Animação, 10’, ES – 2010)
Direção, roteiro e animações: Alunos do Projeto Animação (Instituto Marlin Azul)
Técnicas: Massinha, desenho em papel, recorte.
Sinopse: A menina Estela embarca numa nave do tempo junto com Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos modernos do mundo, para descobrir as principais obras do artista numa aventura fantástica de curvas e cores.
Aventuras e Movimentos (Animação, 6’, ES – 2011)
Roteiro e animações: Alunos do Projeto Artes Sem Limites
Orientação: Marinéia Anatório e Ariane Piñeiro (Núcleo Animazul)
Técnicas: Stopmotion e Pixilation
Sinopse: Alunos do Projeto Arte Sem Limites experimentam as técnicas artesanais de animação para criar Aventuras e Movimentos.
Cabeça de papelão (Animação, 20’03’’, RJ – 2012)
Direção – Quiá Rodrigues
Técnica: Stopmotion
Sinopse: Antenor não se dá bem com sua cabeça original, e troca-a por uma de papelão.
Tim and Ted (Animação, 3’13’’, Vancouver – Canadá – 2011)
Direção – Fernanda Ribeiro
Técnica: Animação Clássica
Sinopse: Uma nova cor para a vida de dois excêntricos vizinhos.
Mentiras são contadas em julho (Animação, 5’21’’, SP – 2012)
Diretor – Rogério Vilela
Técnica: 2D/Lápis sobre papel
Sinopse: Um garoto repousa sobre o braço do Cristo Redentor. E espera. Ninguém sabe como chegou até lá. Ninguém sabe por que ele está lá. E enquanto espera, ele se lembra. Pai. Mãe. Por que todos podem voar, menos eu?
Tough West (Animação, 3’23’’, Vancouver – Canadá – 2011)
Direção – Henrique Barone
Técnica: Flash
Sinopse: No oeste… tudo tem a ver com as decisões que você toma… e se há a chance de ser um frangote… também sempre existe a possibilidade de se tornar… uma lenda.
Cafeka (Animação, 2’30’’, RS – 2011)
Direção – Nicholas Paim e Natália Cristine
Técnica: Stopmotion
Sinopse: Cafeka é uma analogia e uma homenagem ao mais famoso livro de Franz Kafka, Metamorfose.
Linear (Animação, 6’, SP – 2012)
Direção – Amir Admoni
Técnicas: Stopmotion, 2D e 3D sobre live-action
Sinopse: A linha é um ponto que saiu caminhando.
Maria da Glória (Animação, 2’11’’, CE – 2012)
Direção – Diego Akel
Técnicas: Pintura-no-tempo
Sinopse: Uma visão particular e gráfica sobre a Alameda Maria da Glória, na cidade de Fortaleza, no Brasil.
Laurinha – episódio “Leão” (Animação, 1’30’’, SP – 2012)
Direção – Jon Russo e Thomate
Técnicas: 2D/ Recorte/ Stopmotion
Sinopse: Massinha conhece a história de um rei que era muito forte, gato e grandão… até que chega a patroa.
Um Lugar Comum (Animação, 9’53’’, SP – 2009)
Direção – Jonas Brandão
Técnicas: 2D
Sinopse: Em “um lugar comum”, como em qualquer praça ou parque, Marina e o desajeitado Zezé se conhecem e juntos plantam uma árvore, que torna-se o símbolo de sua amizade. O filme acompanha o crescimento das crianças e seus desencontros ao longo dos anos neste mesmo lugar comum.
O Rei Gastão (Animação, 1’17’’, RJ – 2012)
Direção – Diogo Viegas
Técnica: 2D
Sinopse: Em um reino distante um Rei tão brilhante resolveu um castelo construir…
Escalada (Animação, 1’38’’, SP – 2012)
Direção – Paulo Muppet e Luciana Eguti
Técnicas: 2D e 3D
Sinopse: Em uma ilha em forma de cubo, dois vizinhos iniciam uma disputa para construir a torre mais alta.
O Grande Evento (Animação, 1’06’’, SP – 2012)
Direção – Thomate
Técnicas: 2D
Sinopse: O grandiosíssimo Atail Menezes faz a cobertura do evento mais importante da história da humanidade..
Alguns dos melhores momentos da Teia ES 2012 já podem ser conferidos no making of produzido pelo Instituto Marlin Azul. A Teia ES: Ligando os Pontos na Rede reuniu representantes de pontões, pontos, pontinhos de cultura e pontos de leitura entre os dias 1º e 2 de junho, no Centro de Treinamento Dom João Batista, na Praia do Canto, em Vitória.
O evento promoveu a troca de experiências e o compartilhamento de ideias entre governo e sociedade civil com foco no desenvolvimento cultural e social das comunidades. O encontro teve a realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Prefeitura Municipal de Vitória, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e da Secretaria Nacional de Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Sincades. Confira o que aconteceu na Teia.
A animação “As Curvas de Niemeyer”, que tem roteiro, produção e direção de 150 crianças e adolescentes de escolas públicas de Vitória, ganhou certificado de participação no Anima Mundi 2012.
Estão abertas até 03 de outubro as inscrições para o Edital da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). A realização do prêmio conta com a parceria da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. O edital contemplará 50 projetos de residências artísticas em todo o território nacional. O aporte financeiro é de R$ 2.795.664 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões serão concedidos em bolsas.
Maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no país há mais de três anos, podem concorrer em duas categorias: Criação e Experimentação e Continuidade. Na modalidade Criação e Experimentação, o artista escolhe um Ponto de Cultura para realizar um projeto de residência artística que tenha como foco interações entre culturas e comunidades de diferentes partes do país. O principal vetor é o intercâmbio intercultural. Obrigatoriamente, o artista deve escolher um Ponto de Cultura fora da região geográfica onde reside.
A categoria Continuidade é exclusiva para aqueles que já ganharam pelo menos uma das edições anteriores do Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura (2008, 2009 ou 2010) e permite que o artista possa dar continuidade ao projeto, apresentando uma perspectiva de inovação e sustentabilidade. Também será permitido ao artista escolher qualquer Ponto de Cultura para realizar a residência, dentro ou fora da região onde reside.
O objetivo é apoiar projetos por meio do intercâmbio cultural e estético em rede, através de iniciativas de residências, que promovam a mobilidade, a experimentação artística e a reflexão crítica, fortalecendo e realimentando com ações inovadoras a rede de artistas e pontos de cultura e comunidades que, direta ou indiretamente, se relaciona com o projeto desenvolvido.
As inscrições podem ser feitas através do envio do material para o seguinte endereço:
Fundação Nacional de Artes – Funarte
BOLSA INTERAÇÕES ESTÉTICAS – RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM PONTOS DE CULTURA 2012
Rua da Imprensa, 16 – 6º andar / Setor de Protocolo – Castelo
Rio de Janeiro – RJ
CEP 20030-120
Mais informações
cepin@funarte.gov.br (21) 2279-8082
Fonte: www.funarte.gov.br.