Crianças da rede pública começam a desenhar cenas de filme sobre Villa-Lobos

13 de maio de 2013

 

Depois da montagem do roteiro audiovisual, chegou a hora de começar a desenhar as cenas da animação inspirada no maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Vicente de Paulo”, no Centro de Vitória, participarão da segunda oficina do Projeto Animação de 13 a 17/05.

Esta é a segunda das cinco oficinas que resultarão na realização do novo filme com roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) de escolas de ensino fundamental da rede pública da Grande Vitória. O projeto tem realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul e conta com patrocínio da EDP Escelsa e da ArcelorMittal Tubarão. Na primeira oficina, os alunos montaram o roteiro a partir de referências ligadas à vida do protagonista Heitor Villa-Lobos.  Criador de mais de 1.000 obras, o pianista, violoncelista, compositor e maestro contribuiu para transpor o muro entre a música erudita e a popular ao resgatar e valorizar os elementos sonoros da cultura regional.  Nasceu em 1887, no Rio de Janeiro, e faleceu, aos 72 anos, em 1959.

As oficinas – A partir de informações sobre a vida e a obra de Villa-Lobos, a primeira turma de alunos – também da Escola “São Vicente de Paulo” – construiu o roteiro de forma coletiva com a orientação da cineasta, diretora e montadora, Luelane Corrêa, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Agora, a história em homenagem ao maestro será transformada em imagens pelos alunos a partir da utilização de técnicas de animação como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). Nesta fase, a orientação será da animadora Rosaria, realizadora de obras premiadas como “Tem um Dragão no meu Baú” e “Menina da Chuva”.

Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz..

Categorias: Notícia

Voltar