Blog

Ponto de Cultura Animazul realiza Oficina de Criação de Trilha Sonora

Postado em 6 junho 2017

Estudantes de música com idade entre 8 e 17 anos, matriculados na rede pública de educação da Grande Vitória, estão participando da Oficina de Criação de Trilha Sonora para Filme ministrada pelo maestro Pedro de Alcântara. Os estudantes selecionados vão criar e produzir a trilha sonora do mais novo filme do Projeto Animação. A realização é do Ponto de Cultura Animazul do Instituto Marlin Azul em parceria com o Instituto Galpão.

A oficina gratuita começou nos dias 03 e 04/06 e prosseguirá nos dias 10 e 11/04, das 8 às 12 horas, na sede do Instituto Marlin Azul, em Jardim da Penha (Vitória-ES). Os alunos estão estudando a relação entre música e o cinema, a concepção da obra através da relação entre imagem e som, quais elementos compõem a sonoplastia fílmica, o papel dos diferentes recursos sonoros (fala, sons, efeitos, ruídos, silêncio e da trilha musical). Após a apreensão dos conceitos, os estudantes irão compor e gravar a trilha sonora do filme de animação de curta-metragem.

O PROFESSOR – Bacharel em Música Popular pela Universidade de Campinas (Unicamp – SP), o pianista e maestro capixaba Pedro de Alcântara é músico, produtor e professor atuante no mercado instrumental brasileiro. Coordena a área de música do Centro Educacional Leonardo da Vinci e atua em diversas áreas do ensino, desde a musicalização infantil até cursos avançados de teoria e prática musical.

Acumulou experiência na composição e produção de jingles, spots e trilhas sonoras e atua nos principais festivais de música do Espírito Santo, participando ativamente do Festival de Inverno de Domingos Martins há mais de 15 anos.

Já se apresentou com artistas como Gilson Peranzetta, Mauro Senise, Joyce Moreno, Toninho Horta, Léo Gandelman, Nelson Faria, Ney Conceição, Robertinho Silva, Chris Delanno e Edu Ribeiro. Na MPB, trabalhou em shows ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Geraldo, Cláudio Zolli, Cidade Negra e Gabriel Pensador.

O FILME – Com roteiro, desenhos e animação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha (Vitória – ES), o curta-metragem (com nome a ser definido) foi realizado no decorrer das oficinas sobre a linguagem e as técnicas de animação. As aulas contaram com a orientação da professora e animadora Ana Godoi e dos animadores Irson Barbosa, Marinéia Anatório e Ariane Piñeiro.

A história é baseada nas projeções para o futuro, impressões e em lembranças resgatadas pela garotada. Para a construção do roteiro, os estudantes participaram de rodas de conversa e de atividades de desenho. Depois, cada criança contou o que pensa de si mesmo, o que marcou a sua infância, como se reconhece e se diferencia dos outros e o que espera da vida.

 Após a gravação das narrações, os alunos visitaram o Cine Animazul, na sede do Instituto Marlin Azul/Instituto Galpão, onde assistiram a uma sessão de cinema com curtas-metragens de animação feitos por crianças e adolescentes.

Nas demais etapas, os estudantes seguiram para a animação das cenas do filme, utilizando a linguagem e as técnicas artesanais como desenho 2D, recorte, areia, stopmotion (massinha) e pixilation (animação com pessoas). Nesta edição, uma das novidades foi a utilização do Light Painting, uma técnica fotográfica em que a longa exposição registra o movimento de origem luminosa, permitindo a criação de “pinturas com a luz”.

O Projeto Animação e o Ponto de Cultura Animazul têm por objetivo articular o audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura. A ideia é abrir novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Cinema no Circuito Cultural

Postado em 6 junho 2017

 

Inundamos a alma de infância e cinema na sexta-feira (02/06) durante a visita do Ponto de Cultura Animazul ao Circuito Cultural de Vitória, na Região da Grande São Pedro (Vitória – ES). As crianças experimentaram os brinquedos ópticos que mostram o princípio da imagem em movimento e assistiram a uma sessão de animações feitas por estudantes da rede pública. Adoramos! A realização é do Instituto Marlin Azul em parceria com o Instituto Galpão e o apoio do Circuito Cultural da PMV coordenado pela produtora e mobilizadora cultural Lena Cogo.

Lar Semente do Amor recebe Estúdio Animazul

Postado em 31 maio 2017

Neste mês de maio, o Ponto de Cultura Animazul levou o Estúdio Animazul para o Lar Semente do Amor, em Jardim Carapina, na Serra. As crianças e adolescentes da instituição participaram de uma oficina sobre a linguagem e as técnicas básicas de cinema de animação.  A ideia é despertar e fortalecer a sensibilidade para a arte e estimular o gosto pelo cinema como forma de expressão e desenvolvimento pessoal e coletivo. A realização é do Instituto Marlin Azul em parceria com o Instituto Galpão.

Projeto Animação usa técnica de areia em novo filme

Postado em 31 maio 2017

Na mais nova etapa de produção do filme do Projeto Animação, a técnica utilizada foi a animação na areia. Além do desenho no papel, a história está tomando forma nos pequeninos e brilhantes grãos cuidadosamente espalhados sobre uma mesa de luz para dar movimento aos personagens. Desde abril, os alunos da Escola Municipal Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha, estão criando um filme sobre suas lembranças. O filme é uma realização do Instituto Marlin Azul/Ponto de Cultura Animazul em parceria com o Instituto Galpão.

A primeira etapa de produção do curta-metragem foi realizada na primeira semana de abril durante a oficina de roteiro. Orientados pela professora e animadora Ana Godoi, com acompanhamento de monitores do Ponto Animazul, os estudantes participaram de rodas de conversa e de atividades de desenho. Em seguida, a equipe gravou depoimentos de cada criança sobre o que pensa de si mesmo, o que marcou a sua vida, como se reconhece e se diferencia dos outros e o que espera do futuro.

Depois da gravação das memórias, os alunos visitaram o Cine Animazul, na sede do Instituto Marlin Azul/Instituto Galpão, onde assistiram a uma sessão de cinema com curtas-metragens de animação feitos por crianças e adolescentes.

Os estudantes seguiram com a animação das cenas do filme utilizando a linguagem e as técnicas artesanais como desenho 2D, recorte, areia, stopmotion (massinha) e pixilation (animação com pessoas).

Além de articular o audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Estúdio Animazul em Central Carapina

Postado em 31 maio 2017

A pracinha de Central Carapina, na Serra, ficou bem colorida no dia 06 de maio com as oficinas artesanais do Estúdio Animazul. A criançada conheceu alguns brinquedos ópticos e o pixilation (técnica de animação stopmotion com pessoas). A ação desenvolvida pelo Instituto Marlin Azul/Ponto de Cultura Animazul fez parte da programação do Contos de Partida, projeto que mistura Literatura, Arte e Cinema, organizado pelo Varal – Ateliê de Ideias.

O Estúdio Animazul tem por objetivo propor o cinema de animação como instrumento para a abertura de novos horizontes de informação, cultura e relações sociais, permitindo ao participante o contato com o audiovisual a partir de uma experiência lúdica.

As atividades de educação para a arte através do cinema de animação reúnem crianças, adolescentes e adultos em escolas, feiras culturais, mostras e outros espaços de fomento da arte e cultura. Os participantes experimentam diferentes técnicas de animação, conhecem brinquedos ópticos (que simulam o princípio do movimento do cinema de animação) e assistem a uma sessão com filmes feitos por estudantes da rede pública em oficinas de inclusão audiovisual e cultural sobre a linguagem e as técnicas de animação. 

Voltar