Alunos da rede pública de Vitória desenham últimas cenas de curta-metragem

23 de setembro de 2013

Oficina Juscelino Kubitscheck

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Áureo Monjardim, de Fradinhos, em Vitória, estão misturando cinema de animação com literatura. Começou nesta segunda-feira (23/09) e prosseguirá até sexta-feira (27/09), das 8 às 11h30, a quinta oficina sobre a linguagem e as técnicas de animação para crianças e adolescentes. Os participantes do Projeto Animação estão produzindo o curta-metragem baseado no “Poema do Nadador”, do poeta Jorge Mateus de Lima (1893-1953). A realização é do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul com patrocínio da EDP Escelsa e da ArcelorMittal Tubarão.

Está é a última das cinco oficinas que integram o segundo ciclo de formação e produção do Projeto Animação deste ano. Na primeira oficina, realizada de 19 a 23 de agosto, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, criaram a história. Com o roteiro em mãos, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck de Oliveira, desenharam as cenas do curta-metragem durante a segunda oficina, realizada de 02 a 06 de setembro, e a quarta oficina, ministrada de 16 a 20 de setembro. A terceira oficina aconteceu de 09 a 13 de setembro, envolvendo os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Mascarenhas de Moraes – também em Maria Ortiz – no desenho e animação das cenas.

Ao final deste segundo circuito de oficinas, o filme terá roteiro, desenho e animação de 150 alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental de cinco escolas públicas de Vitória.

As aulas de animação têm a orientação da animadora Rosaria, realizadora de obras premiadas como “Tem um Dragão no meu Baú” e “Menina da Chuva”, e dos monitores do Ponto de Cultura Animazul Ariane Piñeiro, Marinéia Anatório e Benício Ramos. Para montar as cenas, os estudantes estão aprendendo técnicas como desenho em papel, animação com massinha, com areia, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). Em seguida, as cenas serão finalizadas pelos alunos das oficinas permanentes de animação do Núcleo Animazul.

Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva. Tanto nas aulas de roteiro quanto nas de animação, a intenção também é estimular a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e a promoção da cultura de paz.

O prazer de escrever e ler – Com a orientação da cineasta Luelane Corrêa, os alunos da primeira oficina construíram de forma coletiva o roteiro que está servindo de base para os estudantes das oficinas seguintes desenharem e animarem as cenas do filme. O roteiro se baseia no “Poema do Nadador” de Jorge Mateus de Lima. Poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor, Jorge de Lima é autor do épico Invenção de Orfeu, uma das obras que o consagrou na literatura brasileira. “O poema utilizado na oficina é uma metáfora da vida. No roteiro acontecem momentos engraçados, outros tristes, alguns cheios de aventura e momentos em que há a presença da morte. O texto relata uma grande travessia em que o personagem passa por diversas situações”, explica a cineasta.

Primeiro filme de 2013 – Este é o segundo ciclo de oficinas do Projeto Animação deste ano. No primeiro ciclo, realizado no primeiro semestre de 2013, estudantes de escolas públicas da capital produziram o curta-metragem “O Maestro do Tempo”. O filme tem como protagonista o compositor, maestro, pianista e violoncelista, Heitor Villa-Lobos, criador de mais de 1.000 obras, artista que contribuiu para transpor o muro entre a música erudita e a popular ao resgatar e valorizar os elementos sonoros da cultura regional.

Percorreu o interior do Brasil, incluindo a Floresta Amazônica, para estudar a identidade cultural do povo, costumes e manifestações culturais brasileiras. Embrenhou-se por manguezais, praias, sertões, fazendas e engenhos com a finalidade de ouvir e recolher cantos e danças populares. Respeitado e reconhecido em todo o mundo, Villa-Lobos nasceu em 1887, no Rio de Janeiro, e morreu aos 72 anos, no ano de 1959, vítima de câncer.

Para homenagear o maestro, as crianças e adolescentes imaginaram uma história em que ele embarca numa viagem no tempo e nas lembranças para descobrir as riquezas culturais guardadas em cada canto do país. O filme está em fase de edição e finalização.  Após todas as etapas, os dois filmes serão lançados nas escolas participantes do projeto.

Saiba mais – Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009) e “As Curvas de Niemeyer” (2010). Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. As obras também são distribuídas gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

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