Por Warlise Weller
Estamos vivendo dias tranquilos e de convivência com os mais diversos grupos de habitantes desta cidade cortada pelo Rio Itapemirim.
A sessão no bairro do Valão aconteceu no dia 10 de setembro, na quadra da escola, a EMEB Maria das Dores. Um ginásio amplo, bonito, bem cuidado. A montagem foi rápida e descomplicada. O tapete vermelho estendido, combinando com as cores do ginásio. Quando tudo estava pronto, ficamos em dúvida se o público compareceria à sessão nesta noite, já que a quadra era num local com menos visibilidade do que uma praça.
Porém, aos poucos, algumas carinhas foram aparecendo no ginásio. Um pai e sua filha foram os primeiros a chegar. Mais crianças e adultos foram chegando e, neste momento, a pipoca já estava sendo desfrutada pela plateia que aguardava a abertura da sessão. Todas as 120 cadeiras ficaram ocupadas e a arquibancada do ginásio também.
Os filmes do circuito Cinema na Praça contempla todas as idades e, por isso, todos têm a sua hora e suas preferências na sessão. Por vezes, uma certa dispersão tomava conta da festa no ginásio e alguns adolescentes quase esqueceram que estavam no meio de uma sessão de cinema. O filme ”Quando o Universo Conspira” consegue buscá-los de volta para o telão e prende a atenção.
A sessão segue regada de muita pipoca, algazarra e chuvas de papel. A história de Brilhantino finaliza a programação com um público de cerca de 150 pessoas. As luzes acendem e o júri popular entrega seus votos. No final de cada sessão acontece o sorteio que presenteia um DVD de filmes. A pequena Karolyne é a ganhadora desta noite. Ela que veio acompanhada de seus irmãos e amigos, disse que vai levar o DVD de presente para sua mãe.
Agradecemos o apoio da Renata, diretora da escola, que nos recebeu e disponibilizou o espaço do Cinema na Praça, no Valão. O Cinema na Praça tem realização do Instituto Marlin Azul com patrocínio da Samarco.
Em seguida, a caravana seguiu para a comunidade de Pacotuba.
Fotos: Gustavo Louzada
Categorias: Galeria de Imagens, Notícia