Ubu recebe a caravana de filmes brasileiros

13 de setembro de 2013

_MG_6221

Por Warlise Weller

Assim que chegamos em Ubu, logo começamos a dialogar com o tempo… ou melhor, com a companheira dele, a dona previsão. O sol aparecia timidamente atrás das nuvens escuras. O céu dava sempre duas respostas exatas: pode chover, mas pode ficar seco também. Difícil saber. A receita nessas horas é perguntar para quem é morador local. São eles que conhecem a vila, o mar, os ventos e os humores e rumores do tempo. João, o guarda-vidas da praia, garantiu: não vai chover não.

Depois de um grande impasse, resolvemos desafiar o tempo e montar o Cinema na Praça da Sereia, em frente ao mar. Uma praça charmosa, pequena e aconchegante, com um pequeno auditório, cenário perfeito para uma noite estrelada de cinema.

Aos poucos, a comunidade foi notando a movimentação e os primeiros ajudantes apareceram, Aron, Pedro e Carlos, três meninos da comunidade cheios de curiosidade e vontade de ver o cinema acontecer. A preparação das sessões é uma delícia:  ver a praça se transformando, as mãos se ajudando, num clima descontraído, trocando ideias e impressões sobre a vida, o cinema e os filmes que marcaram a vida de cada um.

A tarde foi caindo e a noite chegou branda. Nada de chuva, só uma leve brisa, lembrando que o inverno capixaba ainda não terminou.

Com a plateia já acomodada na praça, a sessão foi aberta. Um público bem eclético estava presente: crianças, jovens, adultos, e até alguns idosos da comunidade. Em Ubu, tivemos o grande prazer de abrir a sessão com o filme A Lenda de Mona, de Renan Ferreira. O filme ainda não tinha sido exibido para um grande público em Anchieta e o Cinema na Praça serviu de palco para a estreia do filme. Baseado no livro “A Lenda de Mona”, o filme conta a lenda de da índia Mona, referenciando a origem das areias monazíticas aqui da região.

O público de cerca de cem pessoas da comunidade teve a oportunidade ver uma produção local e saber um pouco mais sobre a região de Anchieta. Após o primeiro filme, a sessão de cinema seguiu sua programação oficial, iniciando com o filme, ELE, uma animação feita por alunos da rede pública de Vitória, que conta a história do saudoso compositor Noel Rosa. A seguir, o público de divertiu e aplaudiu muito o curta “Eu Queria ser um Monstro”.

Os aplausos e risadas seguiram com o filme A Galinha ou Eu, de Denízia Moresqui, uma animada história sobre uma garotinha de cinco anos que se mete numa encrenca com uma galinha do seu quintal. A plateia se diverte e suspira com o filme a seguir, “Quando o Universo Conspira”, que conta a delicada história de um menino que queria conquistar uma menina da escola. O frio da noite não espantou as pessoas que assistiram ainda aos dois documentários, O Dono do Carnaval e Brilhantino, histórias sobre duas personalidades marcantes.

Após a sessão de cinema, houve debate entre quem estava presente. O cinema encantou moradores e turistas, provando mais uma vez como é importante termos espaços públicos que facilitem a integração entre as pessoas. A comunidade de Ubu nos recebeu de uma forma muito acolhedora. Agradecemos a todos que nos ajudaram, diretamente ou indiretamente, e aqui vai nosso agradecimento especial  ao Diego, Mateus, Oswaldo, Pepeu, e Pepino que foram essenciais para o brilho desta noite. O Cinema na Praça tem realização do Instituto Marlin Azul com patrocínio da Samarco.

Nossa viagem segue e hoje a noite será em Piúma.

Fotos: Gustavo Louzada

.

Categorias: Galeria de Imagens

Voltar