Uma baleia “engolidora de gente” que mora na boca do Rio Jucu e protege um tesouro muito valioso. Essa foi a lenda criada pelos alunos do Projeto Animação na Barra, que deu origem ao filme “A Baleia e o Tesouro”, que tem direção, roteiro e desenhos de 20 alunos da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha. O curta-metragem será lançado na próxima quinta-feira (dia 28), às 8h30, na escola Dr. Tuffy Nader, na Barra do Jucu.
Durante o lançamento, os alunos que participaram do Projeto receberão uma cópia do filme e as turmas da escola poderão assistir, além de “A Baleia e o Tesouro”, uma programação de cerca de uma hora de duração com curtas-metragens brasileiros.
No mês setembro, os alunos participaram durante uma semana de uma oficina sobre a linguagem e as técnicas de animação para cinema, com animadora carioca Rosaria. As aulas aconteceram no contraturno escolar. Os desenhos e histórias construídos nesse período deram origem ao filme.
O Projeto Animação na Barra, realizado em parceria com o Instituto Marlin Azul, foi aprovado em 2012 pela Lei Vila Velha de Cultura e Arte. O objetivo da ação é utilizar o cinema de animação dentro do cotidiano da escola como instrumento de incentivo à livre expressão, ao desenvolvimento da criatividade e da imaginação, à busca do conhecimento e da sensibilização através da arte e da cultura.
SERVIÇO
Mostra de Cinema com lançamento da animação “A Baleia e o Tesouro”
28/11 (quinta-feira) – 8h30
Escola Municipal Dr. Tuffy Nader – Barra do Jucu (Vila Velha)
PROGRAMAÇÃO
A Baleia e o Tesouro – (Animação, 5’, 2013, ES) – LANÇAMENTO
Direção: Alunos da Rede Pública Municipal de Vila Velha
Sinopse:Uma baleia engolidora de gente guarda um tesouro precioso na boca do Rio Jucu.
Albertinho (Animação, 12’, 2006, ES)
Direção: Alunos da Rede Pública Municipal de Vitória
Sinopse: A história de um menino que sonha em poder voar. Homenagem a Alberto Santos Dumont no centenário do voo do 14 Bis.
Amigão Zão (Animação, 1’, 2006, RJ)
Direção: Andrés Lieban
Sinopse: Dizem por aí que não é certo chamar de amigãozão, mas eu não consigo achar um jeito melhor para falar do meu MAIOR amigo. Tem vezes que as pessoas grandes parecem até esquecer que eu existo, mas nunca quando ele está do meu lado: nessas horas, eu sinto que sou mesmo o maior.
Tem um Dragão no Meu Baú (Animação, 1’, 2005, RJ)
Direção: Rosaria
Sinopse: É um filme de uma menina que tem um dragão no baú dela.
Eu Queria Ser um Monstro (Animação, 8’, 2009, RJ)
Direção: Marão
Sinopse: Cotidiano de uma criança com bronquite.
A Velha a Fiar (Animação, 6’, 1960, RJ)
Direção: Humberto Mauro
Sinopse: Ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência.
A Galinha ou Eu! (Ficção, 15’, 2011, PR)
Direção: Denízia Moresqui
Sinopse: Denízia, cinco anos, vive em uma fazenda repleta de animais. Um dia, fica com raiva de uma galinha e a persegue pelo quintal. Baseado em memórias da infância da diretora.
O Sapo (Ficção, 18’, 2006, RJ)
Direção: Adolfo Sarkis
Sinopse: Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá que viver um papel muito curioso.
Categorias: Notícia