Estudantes da rede pública participam de terceira oficina de animação

1 de outubro de 2015

IMG_4610

A terceira e última oficina para preparação das cenas do curta-metragem “A Árvore de Humberto” começou na última segunda-feira (28/09) e prosseguirá até sexta-feira (02/10), das 13h30 às 17 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Áureo Monjardim, em Fradinhos (Vitória).

O Projeto Animação é uma realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e apoio do Instituto EDP. Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva.

A história foi elaborada durante a primeira oficina realizada, em agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Vicente de Paulo”, no Centro de Vitória. O roteiro utiliza trechos do curta-metragem “A Velha a Fiar”, dirigido por Humberto Mauro em 1964. Considerado um dos primeiros videoclipes do mundo, o filme é uma ilustração da canção popular “A Velha a Fiar”, interpretada pelo Trio Irakitan.

Com a orientação da cineasta Luelane Corrêa, os pequenos roteiristas construíram a história após uma semana de pesquisa, troca de ideias, análise do curta-metragem, interpretação da música e dramatização de um set de filmagem.

Depois de se conectarem com a história, os alunos da segunda escola a participar, a EMEF Éber Louzada Zipinotti, de Jardim da Penha, tiveram o desafio de construir as cenas da animação a partir da experimentação de técnicas como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).

Nesta terceira oficina, os estudantes estão dando continuidade à produção das cenas. Ao final do projeto, o filme “A Árvore de Humberto” terá roteiro, direção, desenhos e animação de alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) de unidades de ensino fundamental da rede pública.

Foto: Gustavo Louzada

Categorias: Sem categoria

Voltar