Por Warlise Weller
Estamos conhecendo as colinas de Alegre. São três exibições neste município: Celina, Vila do Sul e Rive.
A sessão em Celina era aguardada no dia 13 de setembro com muita expectativa. Esta simpática vila já viveu dias históricos e movimentados com o trem que passava por aqui. O palco do cinema de hoje é justamente em frente à antiga estação ferroviária, um cenário bastante bucólico. Tudo parecia perfeito, mas no caminho avistamos nuvens negras que nos assustaram. Como Celina está localizada mais ao alto, só restava torcer para que a chuva descesse e não subisse mais.
Assim que chegamos à Celina, fomos logo para a escola, consultar o nosso plano “coberto”, em caso de chuva. A quadra da unidade de ensino poderia ser usada. Acertamos os detalhes e nos dirigimos para a estação, só para ver o local onde seria a noite de cinema e de forró. O tempo estava muito incerto e era quase certo que seria na escola. Ao chegarmos à estação, fomos surpreendidos por um imenso arco-íris que riscou o céu e nos trouxe esperança.
Conversamos com os moradores, os nativos da cidade, que garantiram que a chuva tinha ido embora e não iria subir a serra. Mesmo na incerteza, começamos a montagem. Aos poucos, o sol foi aparecendo e o tempo conspirava a nosso favor!
O cinema na estação ferroviária ficou muito charmoso! Abrimos a sessão juntamente com a Secretaria de Cultura de Alegre, que apoiou esta iniciativa, contribuindo com um programa cultural na região. A sessão foi inaugurada com o filme de Celina realizado a partir do projeto Resgate Histórico das Comunidades, com apoio da Samarco. Muitos moradores ainda não tinham visto a obra audiovisual e ficaram bastante felizes ao ver e ouvir o depoimento de algumas pessoas da localidade.
Para nossa grande surpresa, uma das entrevistadas durante o filme é a dona Adelinha, a moradora Adélia Garcia, que já havíamos conhecido em nossa primeira viagem à Alegre.
A programação do Cinema na Praça começou e não havia mais nenhuma cadeira livre. A estação também oferecia alguns lugares onde a plateia poderia sentar para assistir aos filmes. Todos estavam concentrados e se divertiam com as histórias e “causos” que conheceram nesta noite. Já era tarde, mas a vontade era de ver mais produções.
O grupo de Caxambu “Horizonte” fechou a celebração desta linda sessão de cinema entoando e batendo forte! A seguir, os forrozeiros já estavam posicionados e logo soltaram o som para as chinelas dançarem. A desmontagem da estrutura de cinema foi descontraída e, aos poucos, com um passo de forró e uma martelada, tudo ficou pronto. O sereno caía e era hora de descer a serra e ir descansar.
Agradecemos aos moradores de Celina por nos receberem e nos fazerem sentir parte desta comunidade. O Cinema na Praça tem realização do Instituto Marlin Azul e o patrocínio da Samarco.
Fotos: Gustavo Louzada
Categorias: Galeria de Imagens, Notícia