Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Áureo Monjardim, de Fradinhos, em Vitória, estão misturando cinema de animação com literatura. Começou nesta segunda-feira (23/09) e prosseguirá até sexta-feira (27/09), das 8 às 11h30, a quinta oficina sobre a linguagem e as técnicas de animação para crianças e adolescentes. Os participantes do Projeto Animação estão produzindo o curta-metragem baseado no “Poema do Nadador”, do poeta Jorge Mateus de Lima (1893-1953). A realização é do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul com patrocínio da EDP Escelsa e da ArcelorMittal Tubarão.
Está é a última das cinco oficinas que integram o segundo ciclo de formação e produção do Projeto Animação deste ano. Na primeira oficina, realizada de 19 a 23 de agosto, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, criaram a história. Com o roteiro em mãos, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck de Oliveira, desenharam as cenas do curta-metragem durante a segunda oficina, realizada de 02 a 06 de setembro, e a quarta oficina, ministrada de 16 a 20 de setembro. A terceira oficina aconteceu de 09 a 13 de setembro, envolvendo os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Mascarenhas de Moraes – também em Maria Ortiz – no desenho e animação das cenas.
Ao final deste segundo circuito de oficinas, o filme terá roteiro, desenho e animação de 150 alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental de cinco escolas públicas de Vitória.
As aulas de animação têm a orientação da animadora Rosaria, realizadora de obras premiadas como “Tem um Dragão no meu Baú” e “Menina da Chuva”, e dos monitores do Ponto de Cultura Animazul Ariane Piñeiro, Marinéia Anatório e Benício Ramos. Para montar as cenas, os estudantes estão aprendendo técnicas como desenho em papel, animação com massinha, com areia, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). Em seguida, as cenas serão finalizadas pelos alunos das oficinas permanentes de animação do Núcleo Animazul.
Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva. Tanto nas aulas de roteiro quanto nas de animação, a intenção também é estimular a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e a promoção da cultura de paz.
O prazer de escrever e ler – Com a orientação da cineasta Luelane Corrêa, os alunos da primeira oficina construíram de forma coletiva o roteiro que está servindo de base para os estudantes das oficinas seguintes desenharem e animarem as cenas do filme. O roteiro se baseia no “Poema do Nadador” de Jorge Mateus de Lima. Poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor, Jorge de Lima é autor do épico Invenção de Orfeu, uma das obras que o consagrou na literatura brasileira. “O poema utilizado na oficina é uma metáfora da vida. No roteiro acontecem momentos engraçados, outros tristes, alguns cheios de aventura e momentos em que há a presença da morte. O texto relata uma grande travessia em que o personagem passa por diversas situações”, explica a cineasta.
Primeiro filme de 2013 – Este é o segundo ciclo de oficinas do Projeto Animação deste ano. No primeiro ciclo, realizado no primeiro semestre de 2013, estudantes de escolas públicas da capital produziram o curta-metragem “O Maestro do Tempo”. O filme tem como protagonista o compositor, maestro, pianista e violoncelista, Heitor Villa-Lobos, criador de mais de 1.000 obras, artista que contribuiu para transpor o muro entre a música erudita e a popular ao resgatar e valorizar os elementos sonoros da cultura regional.
Percorreu o interior do Brasil, incluindo a Floresta Amazônica, para estudar a identidade cultural do povo, costumes e manifestações culturais brasileiras. Embrenhou-se por manguezais, praias, sertões, fazendas e engenhos com a finalidade de ouvir e recolher cantos e danças populares. Respeitado e reconhecido em todo o mundo, Villa-Lobos nasceu em 1887, no Rio de Janeiro, e morreu aos 72 anos, no ano de 1959, vítima de câncer.
Para homenagear o maestro, as crianças e adolescentes imaginaram uma história em que ele embarca numa viagem no tempo e nas lembranças para descobrir as riquezas culturais guardadas em cada canto do país. O filme está em fase de edição e finalização. Após todas as etapas, os dois filmes serão lançados nas escolas participantes do projeto.
Saiba mais – Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.
Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009) e “As Curvas de Niemeyer” (2010). Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. As obras também são distribuídas gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.
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