Animazul une pontos na rede online

12 de junho de 2012

Pontos, pontões, pontinhos e pontos de leitura têm um lugar permanente para troca de informações através da internet. O Pontão Animazul disponibilizou por meio do site www.animazul.org.br um espaço para divulgação dos projetos que compõem a rede de pontos capixabas. A informação foi repassada pela coordenadora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg, durante a Teia ES 2012, realizada no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa, Vitória. O evento contou ainda com a participação das animadoras Marinéia Anatório e Ariane Piñeiro, que integraram as primeiras turmas de formação da instituição. O Pontão foi viabilizado através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Na página principal, o site apresenta uma descrição de cada projeto e a instituição responsável pela condução das atividades, público alvo, endereço e contato. O espaço foi criado para que os ponteiros possam divulgar ainda eventos e outras ações do cotidiano dos projetos. Basta enviar texto, fotos ou vídeo para instituto@imazul.org. O site ainda disponibiliza aos usuários informações sobre os editais, tutoriais e acesso às principais redes sociais, multiplicando a comunicação compartilhada e colaborativa.

Quem acessar a página ainda pode acompanhar os principais momentos da Teia. O evento reuniu 52 projetos com o objetivo de promover a integração, o debate sobre os desafios e conquistas e a articulação de propostas para o fortalecimento dos projetos e da ação em rede. Estiveram presentes ponteiros e gestores públicos dos municípios, do estado e do Governo Federal.

Ponto Animazul – Criado em 2005, o Núcleo Animazul é um Ponto de Cultura do Instituto Marlin Azul e, atualmente, conta com as parcerias do Instituto Galpão, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), do Programa Cultura Viva e do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.

O objetivo é formar jovens animadores do ensino fundamental e médio da rede pública para que dominem todo o processo de realização de um filme ou vídeo de animação, preparando-os para que atuem como monitores e multiplicadores desse conhecimento, abrindo novas perspectivas profissionais e de geração de renda.

O projeto quer estimular a expressão através do audiovisual, criar um centro de referência para a animação no Espírito Santo e promover o intercâmbio entre alunos da rede pública e universitários. Além do conhecimento sobre as técnicas e a linguagem do cinema de animação, o Núcleo capacita os alunos para a operação de softwares de animação e a realização de produções autorais próprias e coletivas que possam estimular a criatividade e a pesquisa. Outro objetivo é promover a autoestima, desenvolver as relações sociais e abrir novas perspectivas para o crescimento pessoal de jovens da rede pública de ensino.

Os alunos, na faixa etária de 16 a 24 anos de idade, participam de cursos a partir da orientação de professores especialistas contratados pelo projeto; realizam filmes e vídeos de animação para cinema, TV e instituições parceiras; e atuam como monitores das oficinas básicas de animação realizadas em escolas, empresas, e eventos, completando um processo que estimula a formação artística e humana, a iniciação profissional e a geração de renda..

Categorias: Teia Espírito Santo 2012

Voltar