Abertas inscrições de curtas-metragens para banco de filme da Programadora Brasil

26 de agosto de 2012

De 13 de agosto a 13 de setembro de 2012 estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Programadora Brasil. Podem ser cadastrados no banco de dados do projeto filmes de qualquer gênero e ano de realização, com duração de 5 a 30 minutos, desde que possuam o Certificado de Produto Brasileiro (CPB), emitido gratuitamente pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Títulos que se inscreveram em edições anteriores e que ainda não foram convidados para integrar o catálogo não devem ser reinscritos, pois continuam disponíveis para a comissão de curadoria.

Para inscrever seus filmes, pessoas físicas ou jurídicas, realizadores e representantes devem ler e concordar com o regulamento que pode ser acessado na página da Programadora Brasil, preencher a ficha de informações da obra no site e encaminhar uma cópia em DVD e do CPB. Serão aceitas correspondências postadas até o dia 14 de setembro de 2012.

Programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca sob a coordenação da Cinemateca Brasileira. O objetivo é ampliar o acesso, incentivar a produção e exibição de obras, em DVDs, nos circuitos de difusão pública não-comerciais, culturais e educativos.

A iniciativa, criada em 2006, acumula hoje um total de 825 títulos lançados (abrangendo nove décadas da produção nacional), agrupados em 255 programas/DVDs. Até o final de 2012 estarão disponíveis mais 40 DVDs e 145 filmes. Atualmente, são mais de 1.500 pontos de exibição associados, em 815 municípios de 27 estados da federação.

Ao reabrir as inscrições, a Programadora Brasil reafirma a política de democratização do processo de seleção para o seu catálogo e oferece, mais uma vez, a oportunidade para que todos os interessados em ter suas produções no acervo do projeto disponibilizem as informações e formalizem essa intenção.

.

Categorias: Editais

Voltar