A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) publicou no Diário Oficial da União do dia 16/8 (seção 3, páginas 16 e 17), o edital Prêmio VivaLeitura 2012, realizado conjuntamente com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
O Prêmio tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências brasileiras relacionadas à prática da leitura.
Ao todo serão distribuídos R$ 540 mil em prêmios, sendo R$ 30 mil para cada um dos 18 vencedores das três categorias da premiação: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).
Podem concorrer entidades e pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no país há mais de três anos.
O prêmio foi criado em 2005 por iniciativa do MEC, do MinC e da OEI e é realizado e patrocinado pela Fundação Santillana, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
As inscrições, abertas até o dia 29 de setembro, são gratuitas e devem ser feitas via internet ou por carta registrada, endereçada a: Prêmio VivaLeitura – Fundação Biblioteca Nacional – Av. Rio Branco n° 219 – Centro – CEP 20040-080, Rio de Janeiro -RJ.