Caravana desembarca em Village da Luz

13 de setembro de 2013

villagge.20

Por Warlise Weller

O Cinema na Praça chegou em Cachoeiro do Itapemirim. Aqui foram programadas três exibições. Inauguramos nossa temporada, no dia 09 de setembro, na comunidade Village da Luz,  localizado no morro do mesmo nome.

A exibição foi na quadra de moradores do bairro. Quando chegamos lá com Elias, nosso parceiro eletricista da cidade, a quadra estava ocupada por um grupo que jogava futebol. Não fomos vistos com bons olhos, já que estávamos anunciando que iríamos precisar do espaço nesta tarde para montar o cinema. Não foi fácil a negociação com os pequenos grandes jogadores. A promessa de uma noite diferente, filmes na quadra com os amigos, pipoca, fotos, animação… aos poucos os olhos visualizaram um outro quadro.

Entramos em ação: vassoura, lixo, limpeza, instalação, cadeiras, telona, projetor, caixas de som, tapete vermelho. Os primeiros ajudantes apareceram e a força de Geraldo e Helio foi o nosso tripé de montagem. Ventava muito na quadra e mudamos duas vezes de posição para conseguir o melhor ângulo e segurança na quadra. Aos poucos, o espaço ganhava cara de cinema. Todas as cadeiras enfileiradas, o tapete esticado, a tela aguardando o público.

A movimentação já havia chamado a atenção dos moradores. A quadra fica no topo do morro, ao lado de uma praça por onde muita gente circula. A criançada  foi chegando, sentindo o cheiro da pipoca. Alda é o carro- chefe da pipoca nesta noite. Muitos saquinhos de pipoca foram distribuídos durante a sessão.

A imprensa também veio e cobriu mais uma vez este evento que tem como objetivo,  proporcionar à comunidade acesso ao cinema, considerado um dos canais de reflexão, diversão e educação mais expressivos entre os meios de entretenimento e um instrumento de desenvolvimento humano e social.

A secretária de cultura de Cachoeiro de Itapemirim, Joana D’arck Caetano, também esteve presente e elogiou a iniciativa, ressaltando que este circuito é um modelo de política pública que ela gostaria de implementar no  planejamento cultural de sua gestão.

A sessão abriu com um filme sobre a comunidade Village da Luz, feito por alunos da rede pública. O vídeo foi realizado através do projeto “Resgate histórico das comunidades”, com o apoio da Samarco.

Depois do documentário local, começa a sessão de curtas com o filme Ele, que conta a história de Noel Rosa. Foi quando alguém  descobre o efeito que a sombra faz brincando no reflexo do projetor. A descoberta provocou uma chuva de bolinhas de papel na plateia. A criançada estava agitada e muito animada. Mas rapidamente, as imagens capturam a atenção do público que se diverte com as histórias da programação. Não havia mãos suficientes para fazer e distribuir os saquinhos de pipoca que alegrava o público. Pais e crianças vivem uma noite de alegria, diversão e ação. O som do cinema provocou curiosidade e trouxe os moradores do bairro para o topo do morro também.

Mais uma vez ficou claro que as comunidades precisam de ações de promoção e acesso, ações que propiciem o desenvolvimento com envolvimento! Promover a cultura, facilitar o convívio dos moradores e criar espaços e oportunidades para a diversão com reflexão e ação. O Cinema na Praça tem realização do Instituto Marlin Azul com patrocínio da Samarco.

Agradecemos a receptividade dos moradores do Village e desejamos muita luz para toda a comunidade.

Fotos: Gustavo Louzada

Categorias: Galeria de Imagens, Notícia

Voltar