Noite de estrelas e cinema em Rive

18 de setembro de 2013

rive.19

Por Warlise Weller

Chegamos à penúltima sessão do circuito Cinema na Praça no dia 16 de setembro. A comunidade de Rive pertence ao município de Alegre. Esta agradável localidade abriga muitos jovens e estudantes, devido ao campus da UFES. Montamos a sala de cinema na rua principal, perto da escola e da quadra da vila. O espaço é bem grande e aproveitamos alguns degraus de um prédio antigo, que poderia acolher o público que não conseguiu mais cadeiras livres.

A tarde cai rápido e logo avistamos uma lua quase cheia no céu. O clima da vila era descontraído e animado. Não tinha como passar aí e não identificar o Cinema na Praça. Muitas pessoas já sentavam nos bancos perto da praça e esperavam pelo início da sessão. Aos poucos, não havia mais nenhuma cadeira livre. A praça estava tomada de rostos sorridentes e simpáticos. Iniciamos a sessão exibindo o filme feito por alunos de Rive durante o projeto Resgate Histórico da Memória.

O projeto Resgate Histórico das Comunidades, desenvolvido com o apoio da Samarco, valoriza a história das cidades por onde passam os minerodutos da empresa. Muitos moradores de Rive ainda não conheciam o vídeo. A obra audiovisual da comunidade é contada por alunos da rede pública, que se transformaram em repórteres e guardiões da história local.

Tudo estava indo bem na sessão de cinema, a programação já estava chegando ao fim quando de repente houve uma queda de energia. A esperança era que a energia logo voltasse, porém, fomos informados que Jerônimo Monteiro, o município ao lado, também estava sem energia. “Poxa que pena, aqui nunca tem nada e quando aparece algo diferente, ficamos no escuro”, lamentou uma senhora. A comunidade ainda receberia a presença do “Boi Pintadinho”. E para fechar a noite, a programação cultural também contava com o grupo de forró, que já estava posicionado esperando a hora de soltar a sanfona. Os moradores sentiram que a programação foi interrompida. Alguns ainda ficaram na praça conversando, era como se não quisessem que o encanto se quebrasse.

Despedimos-nos do município de Alegre e partimos para nossa última exibição na comunidade de Agrovila! O projeto Cinema na Praça iluminou muitas praças, conquistou e encantou as diversas faixas etárias que prestigiaram o circuito. A realização é do Instituto Marlin Azul e o patrocínio da Samarco.

Fotos: Gustavo Louzada

Categorias: Galeria de Imagens, Notícia

Voltar