Crianças de Domingos Martins lançam animação

2 de dezembro de 2013

Dinossauro Rex 2

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Mariano Ferreira de Nazareth, localizada em Domingos Martins, lançarão na terça-feira (03/12), o curta-metragem de animação Dinossauro Rex. Com roteiro, desenhos e animação dos estudantes, a obra é resultado da oficina do Projeto Animação ocorrida de 21 a 25 de outubro na unidade escolar.

Junto com o lançamento, os alunos e professores dos turnos da manhã e da tarde assistirão a uma mostra infanto-juvenil com uma hora de duração integrada por curtas-metragens vindos do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná. Durante a programação, os estudantes vão assistir à vinheta especial produzida pelo projeto para orientar as pessoas em relação aos riscos de sobrecarregar as tomadas, de soltar pipa próximo à rede elétrica e de fazer ligações clandestinas de energia, os chamados “gatos”.

A realização é do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e o apoio do Instituto EDP.

A oficina – Os alunos criaram o roteiro com a orientação da animadora Rosaria e dos monitores Marcelo Perin, Marineia Anatório e Ariane Piñeiro que, em seguida, mostraram aos participantes os princípios básicos das técnicas de animação para que pudessem transformar a história em filme de animação. A garotada aprendeu técnicas como desenho em papel, massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).  Na história, Rex é um dinossauro como outro qualquer até que uma experiência nova o faz rever seus conceitos. Ao todo, foram cinco dias de oficina, no contraturno escolar.

O que é o Projeto Animação – Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008), “Um Fio de Esperança” (2009), “As Curvas de Niemeyer” (2010), e ainda “O Maestro do Tempo” e “Nada, Nadador!” (2013), ambos em finalização. Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

 

SERVIÇO

 

Mostra de Cinema com lançamento da animação “Dinossauro Rex”

03/12 (Terça-Feira)

Horário: manhã e tarde

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Mariano Ferreira de Nazareth – Centro Domingos Martins

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dinossauro Rex – (Animação, 3’, 2013, ES)

Sinopse: Rex é um dinossauro como outro qualquer até que decide rever seus conceitos.

 

O Maestro do Tempo – (Animação, 15’, 2013, ES)

Sinopse: Uma homenagem ao grande compositor Heitor Villa Lobos.

 

Albertinho (Animação, 12’, 2006, ES)

Direção: Alunos da Rede Pública Municipal de Vitória

Sinopse: A história de um menino que sonha em poder voar. Homenagem a Alberto Santos Dumont ao centenário do voo do 14 Bis.

 

Amigão Zão (Animação, 1’, 2006, RJ)

Direção: Andrés Lieban

Sinopse: Dizem por aí que não é certo chamar de amigãozão, mas eu não consigo achar um jeito melhor para falar do meu MAIOR amigo. Tem vezes que as pessoas grandes parecem até esquecer que eu existo, mas nunca quando ele está do meu lado: nessas horas, eu sinto que sou mesmo o maior.

 

Tem um Dragão no Meu Baú (Animação, 1’, 2005, RJ)

Direção: Rosaria

Sinopse: É um filme de uma menina que tem um dragão no baú dela.

 

Eu Queria Ser um Monstro (Animação, 8’, 2009, RJ)

Direção: Marão

Sinopse: Cotidiano de uma criança com bronquite.

 

A Velha a Fiar (Animação, 6’, 1960, RJ)

Direção: Humberto Mauro

Sinopse: Ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência.

 

A Galinha ou Eu! (Ficção, 15’, 2011, PR)

Direção: Denízia Moresqui

Sinopse: Denízia, cinco anos, vive em uma fazenda repleta de animais. Um dia, fica com raiva de uma galinha e a persegue pelo quintal. Baseado em memórias da infância da diretora.

 

O Sapo (Ficção, 18’, 2006, RJ)

Direção: Adolfo Sarkis

Sinopse: Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá que viver um papel muito curioso.

 

Categorias: Notícia

Voltar