Vitória comemora Dia Internacional da Animação

28 de outubro de 2014

O Maestro do Tempo

Com roteiro, desenhos e animação de 150 crianças da rede pública de Vitória, O Maestro do Tempo abrirá, na capital capixaba, a sessão em comemoração ao Dia Internacional da Animação. O 28 de outubro é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Duzentas e trinta cidades do país farão a exibição, compartilhando, ao mesmo tempo, o gosto e admiração pelo cinema de animação. Em Vitória, o Instituto Marlin Azul, parceiro do evento há mais de oito anos, realizará a sessão às 19h30, no Cine Jardins, em Jardim da Penha. Os filmes não são recomendados para menores de 16 anos.

Nesta décima primeira edição, o evento principal exibirá 21 filmes nacionais e internacionais. São produções que utilizam diferentes técnicas de animação, como massinha de modelar, desenho a mão, stop motion de objetos, computação gráfica 2D, animação direto na película e animação de areia. A mostra brasileira apresentará filmes do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.

Como forma de resgatar a história do cinema de animação brasileiro, a coordenação de júri selecionou ainda o filme ‘Frivolitá’ (1930), de Luis Seel, que abrirá o programa nacional. Já a lista estrangeira mistura obras da Estônia, Finlândia, Coréia do Sul, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Itália, Polônia, Canadá e Argentina.

Animação capixaba – Além de apresentar a programação simultânea, Vitória terá uma exibição especial. O público poderá conferir uma produção capixaba, O Maestro do Tempo, que conta com roteiro, desenhos e animação de 150 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (5ª a 8ª série) de Vitória. Na obra, os jovens realizadores pegaram o trenzinho do caipira para viajar nas lembranças de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Criador de mais de mil obras, o pianista, violoncelista, compositor e maestro contribuiu para transpor o muro entre a música erudita e a popular ao resgatar e valorizar os elementos sonoros da cultura regional. O curta-metragem é resultado das oficinas de roteiro e animação realizadas nas escolas, em 2013, pelo Projeto Animação, uma  realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e da ArcelorMittal Tubarão, e apoio do Instituto EDP.

Outras mostras – Em algumas cidades, no decorrer da semana de comemoração, acontecerão sessões especiais da Mostra Infantil. Em Vitória, as crianças e adolescentes poderão conferir os curtas no dia 28/10, às 14h, na sala de cinema do Instituto Marlin Azul, localizado à Rua Oscar Rodrigues de Oliveira nº 570, em Jardim da Penha. No site do Dia Internacional da Animação, desde o começo de outubro, está em exibição a sessão ambiental, seleção de filmes com temáticas voltadas a preservação da natureza e ecologia. A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br

Acesso gratuito – O maior evento simultâneo do gênero no país tem realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e, em Vitória, conta com a parceria do Instituto Marlin Azul e do Instituto Galpão. Foi idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e, além do Brasil, acontece em mais de 30 países no mundo todo, como França, Portugal, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Grécia, Egito, Bulgária, Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e Coreia do Sul. O evento tem por objetivos difundir o cinema de animação, revelar talentos, atrair novos públicos e proporcionar aos espectadores de várias cidades o acesso gratuito a essa arte cinematográfica e à cultura. Outra finalidade é alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.  

 

PROGRAMAÇÃO

28 DE OUTUBRO

Cine Jardins – Jardim da Penha (Vitória – ES)

19h30

Entrada Franca  

Lançamento Especial em Vitória

O MAESTRO DO TEMPO 16 min – Vitória/ES – 2013

Direção: 150 alunos da rede municipal de ensino fundamental de Vitória

Técnica de Animação: 2D tradicional, massinha e pixilation

Sinopse:  Uma homenagem ao grande compositor Heitor Villa-Lobos.  

 

MOSTRA NACIONAL

Classificação indicativa: Não recomendada para menores de 16 anos

 

FRIVOLITÁ  (3min  – Rio de Janeiro/RJ – 1930)

Direção: Luis Seel 

Técnica de Animação: 2D tradicional

Sinopse: Frivolitá conta a história de uma mocinha coquete e modernista que, querendo dormir até mais tarde, tem de enfrentar o despertador, o gramofone e um bando de gatos acumpliciados com um recolhedor de objetos descartados. Um dos trechos de Frivolitá foi produzido com som óptico.

 

ERROS (9min 19seg  – Rio de Janeiro/RJ – 2014)

Direção: Rodrigo Soldado 

Técnica de Animação: 2D digital

Sinopse: Um menino que passa a ver os erros dos outros, menos os dele, de uma maneira literal.

 

LAMBADA COM FARINHA (4min 38seg – Ribeirão Preto/SP – 2013)

Direção: Thomate 

Técnica de Animação: 2D digital

Sinopse: Sangue, nádegas e farinha.

 

JAM- PISCAR DE OLHOS (2min 30seg – São Paulo/SP – 2013)

Direção: Cesar Cabral 

Técnica de Animação: Pixilation

Sinopse: “Sonhos não pretendem fazê-lo dormir, mas despertá-lo”, de René Magritte. O curta apresenta um pescador solitário numa cidade inóspita.

 

FLUXOS (2min 42seg  – Fortaleza/CE – 2014)

Direção: Diego Akel 

Técnica de Animação: Stop Motion 

Sinopse: Um ensaio sobre os fluxos constantes da vida, um autorretrato do seu próprio processo, um improviso sobre Bach, uma investigação em massa de modelar.

 

A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS (9min 13seg – Porto Alegre/RS – 2014)

Direção: Kyoko Yamashita Técnica de Animação: Animação 2D /3D

Sinopse: Andersen para tempos atuais sobre a infância desassistida numa sociedade dividida entre a riqueza e a pobreza.

 

NIGHTMARE ON CORK STREET (1min – Belo Horizonte/MG – 2014)

Direção: Lucas Paio Técnica de Animação: Stop Motion

Sinopse: Não é fácil ser rolha: há sempre uma ameaça à espreita.

 

SUPER PLUNF (8min 42seg – Florianópolis/SC – 2014)

Direção: Camila Kauling Rumpf e Henrique Luiz Pereira Oliveira 

Técnica de Animação: Stop Motion

Sinopse: Um menino consome somente comida de preparo instantâneo, até que a sua curiosidade pelos sons o conduz a conhecer outras formas de alimentação.

 

 

O SAPATO (4min – São Paulo/SP – 2014)

Direção: Leandro Angare 

Técnica de Animação: Mista: 2D Digital 

Sinopse: Utilizando sombra chinesa, conta-se a história de um ambiente medieval fantástico, os clichês são questionados. Uma princesa mandona joga um sapato para tentar ter paz de um galo que a acordou no raiar do dia e, ao tentar recuperar o seu sapato, decide que encontrou o amor de sua vida em um príncipe que só quer descansar.

 

ESTRELA (1min 50seg – Rio de Janeiro/RJ – 2014)

Direção: David Mussel 

Técnica de Animação: 2D Digital e Cut-out 

Sinopse: Personagem vaga entre as estrelas num poema visual para a metáfora do coração apaixonado.

 

GUIDA (11min 18seg – São Paulo/SP – 2014)

Direção: Rosana Urbes

Técnica de Animação: Desenho no papel

Sinopse: Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

 

MOSTRA INTERNACIONAL Classificação indicativa: Não recomendada para menores de 16 anos

 

VILLA ANTROPOFF (13min – Estônia – 2012)

Direção: Kaspar Jancis e Vladimir Leschiov

Técnica de Animação: 2D

Sinopse: Um homem não tem nada a perder exceto seu sonho. Para fazer com que seu sonho se torne realidade o homem embarca em uma jornada perigosa. Mas seu destino não é o que parece.

 

ELETRIC SOUL (5min – Finlândia e Coréia do Sul  – 2013)

Direção: Joni Männistö 

Técnica de Animação: Stop Motion

Sinopse: Uma visão eletrizante para uma micropolis zumbido. Animação experimental de objetos.

 

FIGHT (4min – EUA – 2012)

Direção: Steven Suboyinick

Técnica de Animação: 2D

Sinopse: Um confronto entre dois personagens heterogêneos.

 

FLY MILL  (7min 30seg – Estônia  – 2011)

Direção: Anu-Laura  Técnica de Animação: Stop Motion

Sinopse: Um moleiro que vive em um antigo moinho, gasta seu tempo com a criação de patos. Da janela da fábrica olha para um vasto campo onde os caçadores vão para caçar pássaros. Enquanto os caçadores atiram lá fora, moscas caem mortas no parapeito da sua janela. Não se pode dizer com certeza se os disparos dos caçadores e as moscas que morrem são ligados ou se é apenas uma estranha coincidência. De alguma forma peculiar este mundo estranho funciona e parece que o moleiro encontrou uma boa maneira de lidar com ele.

 

MY NAME IS MARIA (4min – Espanha – 2010)

Direção: Elio Quiroga Rodriguez 

Técnica de Animação: 2D 

Sinopse: Maria tem seis anos de idade. Ela está fazendo sua primeira composição escolar. Ela decidiu escrever sobre a sua bela casa e sua família feliz. Mas ao seu redor, tudo logo começa a desmoronar.

 

I LOOK & MOVE (1min 30seg  – Rússia – 2012)

Direção: Irina Neustroeva 

Técnica de Animação: Pixilation 

Sinopse: A cada segundo nosso planeta está girando, mas você pode começar a girar o mundo por si mesmo. Todos os dias você é capaz de ir em frente a fim de ser feliz e fazer os outros felizes.

 

LA FUNAMBOLA (6min – Itália – 2002)

Direção: Roberto Catani 

Técnica de Animação: 2D

Sinopse: As imagens de uma vida vista através dos olhos de uma mulher que, imóvel em frente ao mar, sente a necessidade de algum alívio.

 

NIESPODZIANKA (10min 30seg – Polônia – 1965)

Direção: Tereza Badzian

Técnica de Animação: Stop Motion

Sinopse: A história de um boneco que constrói parque de diversões com peças de metal.

 

CAMERA TAKES FIVE  (3min – Canadá – 2002)

Direção: Steven Woloshen

Técnica de Animação: Direto na película 

Sinopse: Composição jazz clássico de Dave Brubeck. Take Five é o ponto de partida para esta animação exuberante.

 

EN LA OPERA  (1min – Argentina – 2010)

Direção: Juan Pablo Zaramella

Técnica de Animação: Stop Motion de massinha 

Sinopse: Uma noite original e emocionante na ópera.

Categorias: Notícia

Voltar