Vitória participa de Dia Internacional da Animação 2016

26 de outubro de 2016

viagemnachuva_dia2016

 

Vitória é uma das 200 cidades brasileiras participantes do maior evento de cinema simultâneo do mundo. A décima terceira edição do Dia Internacional da Animação será comemorada em 28 de outubro, a partir das 20h30, no Cine Jardins, com uma sessão gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais com duas horas de duração. O público ainda curtirá durante a mostra o lançamento da animação “A Árvore de Humberto” que tem roteiro, desenhos e animação de alunos capixabas.

A mostra nacional reúne uma seleção de obras produzidas em diferentes técnicas de animação vindas do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Já a mostra internacional exibirá produções da Inglaterra, Estados Unidos, Irã, Itália, Holanda e Suíça/Reino Unido. Os filmes estrangeiros têm classificação indicativa de 16 anos.

O evento tem realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e, em Vitória, conta com a parceria do Instituto Marlin Azul e do Instituto Galpão.

O objetivo é difundir o cinema de animação em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador por assistir filmes de animação. A mostra ainda quer reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance, entre outros) e para várias faixas etárias.

O DIA também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Algumas cidades também organizam, no decorrer da semana do evento, atividades paralelas como exibições de filmes regionais, oficinas e palestras.

Em Vitória, além da mostra oficial no Cine Jardins, o Sesc Glória, em parceria com o Instituto Marlin Azul, promoverá no mês de novembro sessões gratuitas com os filmes das Mostras Nacional e Internacional e exibirá a Mostra Infantil para grupos vindos das escolas. Este ano, o curta de animação Dinossauro Rex produzido pelo Projeto Animação, do Instituto Marlin Azul, fará parte da programação para crianças e adolescentes.

 

História

Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para celebrar este marco, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou a comemoração contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004.

 

Lançamento Capixaba

No Cine Jardins, em Jardim da Penha (Vitória-ES), o evento terá um brilho especial com a exibição da animação “A Árvore de Humberto” produzida em oficinas sobre a linguagem e as técnicas de animação do Projeto Animação. Com roteiro, desenhos e animação de alunos da rede pública, o filme é uma homenagem a um dos mais importantes diretores dos primeiros tempos do cinema nacional, Humberto Mauro (1897-1983).

Mineiro de Volta Grande, o cineasta realizou mais de 350 filmes entre longas e curtas-metragens nos gêneros ficção e documentário, no período de 1925 a 1974. O Projeto Animação é uma realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o apoio do Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.

 

SERVIÇO

 

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

28 DE OUTUBRO

Cine Jardins  (Jardim da Penha – Vitória – ES)

20h30

Entrada Franca

 

PROGRAMAÇÃO

 

LANÇAMENTO ESPECIAL EM VITÓRIA

 

A ÁRVORE DE HUMBERTO

Direção: Alunos da Rede Pública de Ensino de Vitória

2015 – Desenho em papel, Massinha, Recorte e Pixilation – 14’21’’- Vitória/ES

O filme homenageia a vida de Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema nacional.

 

MOSTRA NACIONAL – Classificação Indicativa 12 anos

 

NOTURNO

Direção: Aída Queiroz

1986 – 4’ – Rio de Janeiro/RJ

Abordagem dos movimentos equinos, explorando o ritmo e a beleza das formas.

 

O QUEBRA CABEÇA DE TARIK

Direção: Maria Leite

2015 – Stopmotion – 19’20’’ – Belo Horizonte/MG

Em seu laboratório subterrâneo, o cientista Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

 

INGLOURIOUS BILLIARDS

Direção: João Cardoletto

2016 – 2D Cutout e Tradicional – 4’10’’ – Rio de Janeiro/RJ

Um jogo de sinuca pacífico entre dois rapazes transforma-se em uma batalha acirrada quando o prêmio da disputa passa a ser a atenção de uma linda garota que acaba de chegar no local.

 

VIAGEM NA CHUVA

Direção: Wesley Rodrigues

2014 – 2D – 13’ – Aparecida de Goiânia/GO

A chuva assim como o circo percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vão, ficam as lembranças.

 

CIÚME

Direção: Daniel Bruson

2015 – Animação 2D Digital – 3’41’’ – Sorocaba/SP

“Ciúme” é um videoclipe em animação que conta as violentas anedotas de um casal fofo e suas maneiras sanguinárias, obsessivas e charmosas de demonstrar seu amor um pelo outro. É o primeiro single do disco “Um Chopp e Um Sundae” (2015) do músico paulista Rafael Castro.

 

ATÉ A CHINA

Direção: Marão

2015 – Lápis no Papel – 15’ – Rio de Janeiro/RJ

“Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.”

 

MOSTRA INTERNACIONAL – Classificação Indicativa 16 anos

 

MILK OF AMNESIA

Direção: Jeff Scher

1992 – 6’ – EUA

Esta montagem animada é uma aproximação lírica, não-linear da forma como o cérebro organiza (e abandona) as coisas do cotidiano. O filme é uma celebração dos pequenos momentos da vida, um tango em rotoscopia através do labirinto da memória. O filme é composto por mais de três mil desenhos e pinturas.

 

VICENTA

Direção: Carla Valência

2014 – 5’ – Equador

Uma mulher do campo migra da Bolívia para o Chile, onde ela lava roupa para ganhar a vida. Ela enfrenta a pobreza sozinha enquanto espera por seu filho. Um dia, ele será preso pela ditadura de Pinochet.

 

WHEN I WAS A CHILD

Direção: Maryam Kashkoolinia

2014 – 8’20’’ – Irã

Uma mulher reflete sobre suas memórias e pesadelos de infância e o fato de que os pais muitas vezes usam histórias de monstros e fantasmas para assustar as crianças e mantê-las longe de possíveis perigos.

 

LA TESTA TRA LE NUVOLE

Direção: Roberto Catani

2014 – 7’50’’ – Itália

O sonho de uma criança durante uma lição da escola é interrompido abruptamente pelo mestre. “O educador” ameaça cortar uma orelha do pequeno estudante para “estimular” a concentração e evitar novas fugas da imaginação.

 

ENDGAME

Direção: Phil Mulloy

2015 – 6’ – Inglaterra

Depois de uma semana difícil no escritório George e Richard gostam de relaxar jogando jogos de guerra. Pequenas figuras em uma vasta paisagem em um nervoso ritmo para cima e para baixo. Marchas, canhões e uma densa fumaça escura sobe.

 

I LOVE HOLLIGANS

Direção: Jan-Dirk Bouw

2013 – 12’28’’ – Holanda

Um fanático torcedor de futebol sente amor incondicional por seu clube. No entanto, por ser gay, ele tem que esconder sua identidade, a fim de sobreviver neste mundo que é tão precioso para ele.

 

FIVE MINUTE MUSEUM

Direção: Paul Bush

2015 – 6’ –Suíça/Reino Unido

Uma animação experimental em que milhares de artefatos das coleções de pequenos museus são trazidos à vida em uma história animada do trabalho humano.

 

Categorias: Notícia

Voltar