Crianças da rede pública resgatam lembranças em animação realizada pelo Ponto Animazul

2 de maio de 2017

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O que uma criança tem a contar sobre si mesma, quais lembranças guarda e o que espera do futuro? Estas e outras perguntas foram feitas para um grupo de 20 estudantes do integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, Vitória (ES). Os depoimentos gravados vão orientar as cenas do mais novo filme do Ponto de Cultura Animazul/Projeto Animação. A realização é do Instituto Marlin Azul em parceria com o Instituto Galpão.

A primeira etapa de produção do curta-metragem foi realizada na primeira semana de abril durante a oficina de roteiro. Orientados pela professora e animadora Ana Godoi, com acompanhamento de monitores do Ponto Animazul, os estudantes participaram de rodas de conversa e de atividades de desenho. Em seguida, a equipe gravou depoimentos de cada criança sobre o que pensa de si mesmo, o que marcou a sua vida, como se reconhece e se diferencia dos outros e o que espera do futuro.

Depois da gravação das memórias, os alunos visitaram o Cine Animazul, na sede do Instituto Marlin Azul/Instituto Galpão, onde assistiram a uma sessão de cinema com curtas-metragens de animação feitos por crianças e adolescentes.

Nesta próxima etapa, os estudantes seguirão com a animação das cenas do filme utilizando a linguagem e as técnicas artesanais como desenho 2D, recorte, areia, stopmotion (massinha) e pixilation (animação com pessoas). A programação será realizada até 11 de maio, de segunda a sexta-feira, e as aulas acontecerão das 13h às 17h, no auditório da escola.

Além de articular o audiovisual com outros saberes como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

 

Conheça o Projeto Animação/Ponto de Cultura Animazul

Criado em 2001, o Projeto Animação desenvolve formas de expressão através da iniciação de alunos da rede pública na linguagem e nas técnicas artesanais do cinema de animação. O Ponto de Cultura Animazul nasceu da necessidade de ampliar e aprofundar as ações de democratização do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes da rede municipal do Espírito Santo. A cada edição, novos filmes são produzidos por novas turmas de alunos.

Desde a criação do Projeto Animação foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008); “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo” (2013); “Dinossauro Rex” (2014); “Nada, Nadador” (2015); “O Bruxo do Cosme Velho” (2015), “A Árvore de Humberto” (2016) e “No Caminho da Escola” (2016). Todas essas animações foram realizadas por alunos de escolas municipais e finalizadas por alunos e monitores do Ponto de Cultura Animazul.

Os integrantes do Ponto de Cultura participaram ainda das equipes de realização de animações como A Baleia e o Tesouro (Barra do Jucu);  Penedo (Vitória); O Bicho do Buraco (Itaúnas); A Mulher dos Três Desejos (Afonso Claudio); Capitão do Mangue (Cariacica);  A Garça Graça (Cariacica); Comparativo entre as Espécies (Cariacica); Rap Consciente (Cariacica); A Vida no Mangue (Cariacica); A Lunática Vida de um Marisqueiro (Cariacica); Encontro em Marte (Vitória); Aventuras e Movimentos (Vitória); Amor Mascarado (Roda D´Água); À Sombra do Mucuri (Mucurici); As Aventuras do Chauá (Aimorés); Os Segredos do Rio Grande (Lavras); entre outros.

Depois do lançamento, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente entre os autores, para escolas, cinematecas, cineclubes e pontos de cultura.

Principais técnicas da oficina:

Desenho 2D – Esta técnica, também conhecida como desenho sobre papel, é uma das mais conhecidas. Os desenhos de uma mesma sequência são feitos com o apoio de mesas de luz, e depois ganham movimento no computador.

Pixilation – É a técnica de animar pessoas.  Os participantes são estimulados a usar fantasias e a criar histórias, experimentando expressões corporais e movimentos. As cenas são fotografadas e repassadas para o computador, onde são manipuladas para que as imagens possam interagir com diversos cenários e outros personagens, criando o movimento da animação.

Massinha/Stopmotion – Esta técnica permite aos participantes criar personagens e cenários com massa de modelar. Os objetos modelados são fotografados e as imagens transferidas para o computador, onde ganham movimento.

Recorte – Consiste em utilizar recortes ou fotografias, tiradas pelos próprios alunos, para construir cenários e personagens.

 

Serviço

Oficina do Ponto de Cultura Animazul/Projeto Animação

Data: Até 11 de maio (segunda a sexta-feira)

Horário: 13 às 17 horas

Local: EMEF Éber Louzada Zippinotti

Endereço: Rua Natalina Daher Carneiro, 815 – Jardim da Penha, Vitória – ES, 29060-490

 

 

 

 

 

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