Cine Animazul ganha novos brinquedos ópticos

“Cara, eu nunca imaginei que fazer um flipbook no meu livro de matemática da terceira série ia me levar a isto”, exclamou o diretor Pete Docter ao receber o Oscar de Melhor Filme de Animação pela produção “UP: Altas Aventuras” durante a edição do prêmio, no ano de 2010. O comentário do cineasta norte-americano faz uma referência a esta clássica e primitiva técnica de animação que simula movimento ao virar as páginas de um livro rapidamente. O flipbook é um dos inúmeros exemplos de brinquedos ópticos.

Com o objetivo de ampliar os estudos e a experimentação sobre estes dispositivos mágicos, o Cine Animazul do Instituto Marlin Azul ganhará novos brinquedos ópticos, resgatando os símbolos do período do pré-cinema. A confecção dos instrumentos integra o edital de Cineclubismo proposto pela animadora Ariane Piñeiro com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

Surgido a partir da década de 1820, o brinquedo óptico é um dispositivo óptico-mecânico capaz de criar a ilusão do movimento. Fundamenta-se na teoria da persistência da visão, ou seja, na fração de segundos em que a imagem permanece na retina. Inicialmente, utilizados para divertir as pessoas, estes mecanismos foram consecutivamente aperfeiçoados, contribuindo para o entendimento sobre o cinema de animação.

Durante a execução do projeto foram construídos três brinquedos ópticos (zootrópio vertical, praxinoscópio e fenaquistoscópio). Para a montagem dos instrumentos, a equipe utilizou materiais como madeira, metal, fórmica, alumínio, espelho, rolamentos e espuma.

Também foram montados 31 ciclos de animação (desenhos) para serem usados nestes dispositivos como modelos  figurativos pelos observadores, ou seja, pelos participantes de oficinas e de sessões de cinema. Os alunos iniciantes também poderão desenhar seus próprios ciclos de animação, tornando o aprendizado ainda mais lúdico e eficiente.

Os três brinquedos  demonstram o mesmo princípio da persistência da visão na criação da ilusão do movimento, no entanto, oferece esta experiência de três maneiras diferentes.

 

Conheça os brinquedos construídos pelo projeto:

 

Zootrópio – Um dos brinquedos construídos foi o Zootrópio Vertical. O zootrópio tradicional é formado por um cilindro ou tambor oco em cujas bordas superiores estão fendas separadas uma das outras de forma simétrica. Dentro dos intervalos situados entre as fendas são dispostas 12 figuras diferentes e sequenciais que podem ser vistas através das fendas opostas. O zootrópio vertical construído difere-se do modelo tradicional apenas por ser posicionado de forma vertical sobre uma base de madeira.

Praxinoscópio – Este instrumento diferencia-se do zootrópio convencional porque as figuras animadas são observadas através da projeção dos desenhos num espelho circular instalado dentro do tambor ou cilindro. Deste modo, o praxinoscópio construído é formado por um cilindro ou tambor e, no seu interior, foi disposto um cilindro ou tambor menor coberto por espelhos.

Fenaquistoscópio – O brinquedo construído é definido por um disco preso pelo centro com uma paleta de madeira de modo a permitir girá-lo rapidamente. Dezesseis conjuntos diferentes e sequenciais de figuras ocupam as partes internas do disco. Ao segurar e girar o disco em frente a um espelho, quem observa através de ranhuras pode visualizar os desenhos em movimento. O fenaquistoscópio foi construído utilizando uma estrutura metálica e papel cartão grosso.

Instituição:

Contato: (27) 3327 6999 / (27) 3327 5009 / instituto@imazul.org Endereço: R. Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha, Vitória (ES) – Cep: 29060-720 Site: www.institutomarlinazul.org

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